Roberto Cavalcanti quer informações sobre gestão do FGTS



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) apresentou requerimento de informações à Caixa Ecômica Federal sobre a gestão de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O parlamentar acredita que a baixa remuneração das contas vinculadas, que, em alguns anos, teriam demonstrado rentabilidade inferior à inflação, não é compatível com os valores arrecadados com a operação do sistema.

- Por que o brasileiro não acompanha a evolução dessa poupança? Ele deixa de lado o FGTS pela desmotivação com a remuneração paga pelo fundo - avaliou.

Roberto Cavalcanti quer saber também se os recursos do FGTS estão sendo investidos prioritariamente na construção de imóveis novos e no atendimento a mutuários de baixa renda. Para ele, não é possível admitir a hipótese de predomínio dos financiamentos em imóveis usados.

A motivação para apresentar este requerimento foi, segundo o senador, a insuficiência de dados nos relatórios da Caixa para medir a eficácia, eficiência e adequação do uso dos recursos às finalidades propostas para o FGTS. Assim, reivindica, entre outras informações, o volume de recursos para financiamento de imóveis novos entre 2004 e 2006; a liberação de verbas para construções novas por unidades da Federação e classe de renda nos três últimos anos; o total da receita obtida pela Caixa como agente operador do fundo entre 2003 e 2005; e os valores pagos, nesse período, a título de juros e correção monetária aos correntistas.

10/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti aponta má gestão nos recursos do FGTS

Roberto Cavalcanti quer ouvir Anac sobre segurança de vôo no Brasil

Roberto Cavalcanti quer dar poder de quebra de sigilos ao TCU

Roberto Cavalcanti quer renegociação da dívida de industriais nordestinos

Roberto Cavalcanti quer federalização de crimes contra jornalistas

Marisa Serrano quer informações sobre Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses do governo federal