Roberto Cavalcanti reivindica mais incentivos para a cultura no NE
O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) reivindicou, nesta terça-feira, a inclusão de projetos culturais da Paraíba na agenda das políticas públicas do Governo Federal. Ele afirmou que, no meio cultural paraibano, se identifica um sentimento de frustração em relação à distribuição dos benefícios da Lei Rouanet. O senador apontou um certo preconceito contra a produção cultural do Nordeste refletida na divisão de recursos.
Roberto Cavalcanti relatou que a Região Sudeste se apropria de 79% do total de renúncias fiscais autorizadas pela Lei Rouanet, enquanto o Nordeste fica com apenas 8%. Ele destacou que somente a Região Norte está em pior situação, pois "abocanha a migalha de 1,3%".
- Trata-se de defeitos e distorções que colaboram para a consolidação de um estado de apartheid contra a arte produzida pelos nordestinos. E não se entendem bem as razões para tanta e descabida indiferença.
O senador pela Paraíba afirmou que esses mecanismos de exclusão têm afetado as expectativas de desenvolvimento cultural nessas regiões economicamente menos produtivas. Ele pediu urgência na descentralização da distribuição de recursos para produção da cultura.
- Eu gostaria de convocar o ministro da Cultura [Juca Ferreira] para uma reflexão mais detida sobre o problema da injustiça regional na política de incentivo cultural no País, afirmou Roberto Cavalcanti.
09/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo Cavalcanti reivindica mais recursos para Polícia Federal
Roberto Cavalcanti quer mais regulamentação para setor de cartão de crédito
Roberto Cavalcanti cobra do governo mais verba para educação, ciência e tecnologia
Roberto Cavalcanti cobra aplicação dos recursos do Fust em telefonia fixa para os mais pobres
Roberto Cavalcanti cobra mais respeito aos suplentes
Roberto Cavalcanti pede mais rigor com cartões de crédito