Mozarildo Cavalcanti reivindica mais recursos para Polícia Federal
Em homenagem aos 38 anos da Polícia Federal, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) reivindicou nesta terça-feira (19) mais recursos para a instituição, para aumento de seu contingente e aquisição de equipamentos que a insiram -no contexto do século XXI, globalizado, tecnologicamente avançado-. Os recursos são necessários para assegurar a guarda das fronteiras e evitar a expansão do narcotráfico para os grandes centros do país, acrescentou.
Ao abordar a história e as atribuições da Polícia Federal (PF), o senador afirmou que ela representa a garantia de um trabalho de eficiência e credibilidade. Para ele, uma organização como essa, que cruza informações com todas as unidades federativas do Brasil e com o exterior, faz-se necessária em função das condições geográficas, sociais, econômicas e tecnológicas do país.
Mozarildo ressaltou que o Brasil é um país de dimensões continentais, que faz fronteira com quase todos os Estados da América do Sul e possui uma das maiores estruturas portuárias do mundo. Destacou também que a federação brasileira é o centro mais importante do cone sul, tanto do ponto de vista econômico quanto do tecnológico. O território nacional apresenta, ainda, contrastes sociais evidentes, acrescentou.
Nesse contexto, a Polícia Federal exerce, de acordo com Mozarildo, funções de grande relevância definidas pela Constituição, como o combate ao narcotráfico e ao contrabando; o controle das fronteiras, portos e aeroportos; a emissão de passaportes; o registro de estrangeiros; o controle e a fiscalização da segurança privada; e a proteção a autoridades e diplomatas.
O senador por Roraima também destacou que constitui função exclusiva da PF a atuação como polícia judiciária eleitoral. Mozarildo falou, ainda, que crimes de repercussão interestadual e internacional são de competência da PF, como sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsificação de moeda, crimes na organização do trabalho, violação aos direitos humanos, e crimes contra o sistema financeiro e contra o meio ambiente.
Para desenvolver suas atividades operacionais, a PF, informou Mozarildo, atua de forma descentralizada, contando com 27 superintendências regionais, localizadas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Conforme o senador, os policiais federais contam com o apoio da Coordenação Geral de Aviação Operacional (CGAV), com a Coordenação Geral do Comando de Operações Táticas (CGCOT) e com a Academia Nacional de Polícia (ANP).
19/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo Cavalcanti pede reforço na Polícia Federal para o controle das fronteiras
Mozarildo Cavalcanti destaca operação da Polícia Federal em Roraima
Mozarildo reivindica mais recursos para a defensoria pública
BEZERRA REIVINDICA MAIS RECURSOS PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Roberto Cavalcanti reivindica mais incentivos para a cultura no NE
Mozarildo Cavalcanti defende maior volume de recursos para estados e municípios