ROBERTO FREIRE PEDE APURAÇÃO RIGOROSA DAS MORTES DOS SEM-TERRA



O senador Roberto Freire (PPS-PE) pediu hoje (dia 10) que o governo de Pernambuco apure com rigor a morte dos trabalhadores sem-terra Pedro Augusto da Silva e Inácio da Silva, cujos corpos foram encontrados boiando no rio Capibaribe, depois de terem sido retirados "por pistoleiros" do acampamento em que se encontravam com outros sem-terra no engenho Camarazal, na zona da Mata do estado.

Segundo o senador, além dessas mortes, como resultado do conflito duas crianças e um outro trabalhador do grupo foram feridos e continuam internados num hospital do Recife. Roberto Freire disse que a pouca ação dos governos federal e estadual, e a estrutura fundiária profundamente concentrada, geram miséria no campo e as desigualdades sociais causadoras da violência.

Roberto Freire disse que, apesar das medidas adotadas pelo governo federal em favor da reforma agrária, ainda são insuficientes as providências para evitar a ocorrência de fatos como esse de Pernambuco.

A seu ver, uma nova tragédia pode acontecer na zona da Mata de Pernambuco se o governo federal e o governo estadual não iniciarem, de imediato, um programa de reestrutruração econômica para a região açucareira do estado.



10/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo pede apuração rigorosa de hospitais que negaram atendimento a servidor

CÂNDIDO PEDE APURAÇÃO RIGOROSA DE EXPLOSÃO DO MONUMENTO DE VOLTA REDONDA

ROBERTO FREIRE PEDE CLEMÊNCIA PARA LÍDER CURDO

Senadores pedem apuração rigorosa de denúncias

Mercadante quer apuração rigorosa de denúncias pela Polícia Federal e Ministério Público

Roberto Freire lamenta tragédia da P-36