ROBERTO FREIRE: SUDENE DEVE INVESTIR EM TECNOLOGIA
O senador Roberto Freire (PPS-PE) defendeu a necessidade de a Sudene investir em setores de tecnologia de ponta como o de informática, automação e software. Ele apoiou essa idéia do prefeito de Recife, Roberto Magalhães, por entender que a pesquisa em ciência e tecnologia é uma alternativa para o desenvolvimento regional do Nordeste e, em especial, de Pernambuco.
Roberto Freire afirmou que o setor de informática tem importância estratégica no mundo globalizado porque possibilita a participação de empresas locais em redes de produção transfronteiras e promove a modernização da indústria, além de multiplicar a oferta de empregos.
Para ele, a crise na agroindústria açucareira e o setor têxtil devem levar o seu estado, Pernambuco, a buscar outros setores de investimento, "compreendendo as transformações radicais dos processos produtivos por que passa o mundo".
Depois de lembrar que o Pólo de Informática de Recife é responsável por um faturamento anual de R$ 100 milhões, o senador destacou que o setor tem buscado intercâmbios com centros de excelência e departamentos de informática das universidades nordestinas.
22/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ORÇAMENTO DEVE CORTAR GASTOS DESNECESSÁRIOS, DIZ ROBERTO FREIRE
Roberto Freire lamenta tragédia da P-36
ROBERTO FREIRE NÃO ADMITE EXCEÇÃO
Roberto Freire em Porto Alegre
Roberto Freire visita Zambiasi
Roberto Cavalcanti: a recriação da Sudene passa por autonomia financeira e deliberativa