Roberto Freire sugere a FHC que afaste ministros sob suspeição



O senador Roberto Freire (PPS-PE) sugeriu nesta terça-feira (dia 20) que o presidente Fernando Henrique Cardoso afaste, até o final das investigações, ministros e funcionários que estejam envolvidos em supostos atos ilícitos, conforme mencionado nos requerimentos de informação apresentados em plenário pelos senadores Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Renan Calheiros (PMDB-AL).

Roberto Freire lembrou que, quando era líder do governo na Câmara, na gestão do ex-presidente Itamar Franco, o chefe do Executivo, à época, decidiu pelo afastamento de ministros que estavam sob suspeita de corrupção até que tudo fosse apurado. Segundo o parlamentar, Fernando Henrique, que era ministro da Fazenda de Itamar Franco, concordou com a iniciativa do então presidente.

- Criou-se um mecanismo, próprio do Parlamentarismo, mas que no Presidencialismo só pode existir se houver acordo, segundo o qual os ministros se afastavam até o final do inquérito. Não havendo nada comprovado contra eles, poderiam voltar, livrando o governo do tiroteio - explicou o senador.

Roberto Freire acrescentou que, se o presidente da República assumisse essa atitude, ajudaria ainda mais a Presidência do Senado, que adotou, na sua avaliação, a posição correta de abrir prontamente inquéritos em função de denúncias de algo que "parece ter sido feita de maneira irregular".

- Os pedidos de informação já foram encaminhados, mas, agora, o afastamento dos ministros talvez a nação agradecesse, concluiu Roberto Freire.

20/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Freire sugere mais rigor para porte de armas

FREIRE DIVULGA MOÇÃO DE SUSPEIÇÃO CONTRA JUIZ ELEITORAL DE PALMAS

Simon sugere a Sarney que se afaste da Presidência

Arthur Virgílio sugere a Renan que se afaste da Presidência do Senado

Roberto Freire lamenta tragédia da P-36

ROBERTO FREIRE NÃO ADMITE EXCEÇÃO