Roberto Requião defende orçamento próprio para comissões permanentes



O presidente da representação brasileira na Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, senador Roberto Requião (PMDB-PR), sugeriu a apresentação de uma emenda aos regimentos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal determinando que todas as comissões permanentes de ambas as casas tenham um orçamento próprio. Para Requião, esses recursos devem ser modestos, mas suficientes para garantir a autonomia dos trabalhos das comissões.

A representação brasileira reuniu-se nesta terça-feira (5) para discutir o XI Encontro do Parlamento Cultural do Mercosul (Parcum), realizado entre 24 e 27 de fevereiro na Ilha de Páscoa (Chile), e as reuniões externas programadas para Fortaleza (CE) e Natal (RN), entre os próximos dias 10 e 14 de março. O presidente reclamou que as reuniões no Nordeste ainda não estão confirmadas, por falta de recursos, e o Congresso ainda não ressarciu os parlamentares que estiveram no Chile com recursos próprios.

- A Comissão do Mercosul, nômade por natureza, fica entravada, em situação extremamente difícil, sem ter recursos próprios - afirmou Roberto Requião.

O senador deu conhecimento aos demais parlamentares da Declaração da Ilha de Páscoa, assinada por representantes do Chile, Bolívia e Brasil, além de observadores do México, Venezuela, Antilhas Holandesas, França e Itália. O documento visa preservar os direitos dos povos originários na América Latina, como os maori, habitantes da Ilha de Páscoa. Entre as medidas propostas no documento estão o reconhecimento do direito de representação às etnias e a realização de uma cartografia étnica da América Latina.

Requião anunciou o programa dos encontros previstos para as capitais nordestinas. Em Fortaleza será realizado o seminário internacional O Mercosul, a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e o endividamento externo. Haverá debates sobre as conseqüências sociais do endividamento externo, sobre o novo papel dos parlamentos na integração regional no Cone Sul e sobre o impacto da Alca no Mercosul. O seminário ocorre paralelamente ao encontro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com governadores brasileiros, também realizado na capital cearense.

Em Natal, será realizado o seminário internacional O Mercosul e a Alca: desafios e oportunidades. Serão debatidos o papel do BID no futuro da América Latina e a ação parlamentar na formação de uma comunidade latino-americana de nações.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião: comissões devem ter orçamento próprio

Comissões permanentes discutem emendas ao Orçamento de 2002

COMISSÕES PERMANENTES VOTAM EMENDAS AO ORÇAMENTO DA UNIÃO

Comissões permanentes do Senado aprovam emendas ao Orçamento de 2012

Comissões permanentes do Senado definem emendas ao Orçamento 2011

Roberto Requião defende a 'radicalização' da democracia