Roberto Requião lamenta morte de Dom Agostinho José Sartori



Em pronunciamento nesta quarta-feira (6), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) lamentou o falecimento do bispo emérito da Diocese de Palmas, no Paraná, Dom Agostinho José Sartori.

- Dom Agostinho não honrou apenas a Igreja Católica; honrou o Paraná, honrou o Brasil. Foi um padre de verdade. Vivia o cristianismo intensamente, integralmente, nas suas palavras e nas suas ações. A doação de Dom Agostinho não conheceu limites. Nada o continha, ele nada temia, nunca mediu riscos pessoais em sua ação evangelizadora – afirmou.

Em 1977, disse Requião, as contradições então vividas pelo regime militar permitiram a criação de uma inusitada comissão parlamentar de inquérito, a CPI da Terra. Sem alarde e sem pirotecnia, disse o senador, a comissão fez um dos mais completos inventários sobre a questão da terra no país, mapeando conflitos, denunciando grilagens, assassinatos de agricultores, a expulsão de lavradores pela construção de grandes barragens e a subindenização de suas terras.

- Junto com outro grande bispo, Dom Tomás Balduíno, e com os pastores luteranos Gernote Kirinus e Werner Fuchs, Dom Agostinho Sartori foi um leão naquela CPI. Assumiu a causa dos agricultores com o amor e a valentia do pastor em defesa de suas ovelhas – afirmou.

Requião lembrou ainda que, da defesa dos agricultores que tiveram suas terras inundadas pela barragem de Itaipu e que foram miseravelmente compensados, surgiu o Mastro (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Oeste do Paraná), ponto de partida para a organização de movimentos em defesa dos agricultores e pela reforma agrária no país.

- A Bíblia nos fala dos homens bons, que agradam a Deus e a quem devemos reverenciar. Dom Agostinho José Sartori era um desses homens bons, justos e honestos de que falam as Escrituras. Que Deus o tenha – disse o senador.



06/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sartori lamenta morte do fotógrafo Ulysses Geremia

SESSÃO PLENÁRIA/Sartori manifesta pesar pela morte de José Lutzemberger

Roberto Freire lamenta morte de militante do PPS

Roberto Cavalcanti lamenta morte de Romeu Tuma

Requião lamenta morte de fundador do PMDB no Paraná

Jarbas Vasconcelos lamenta morte do jornalista Roberto Civita