Roberto Freire lamenta morte de militante do PPS



O senador Roberto Freire (PPS-PE) expressou nesta terça-feira (12) seu pesar diante da morte repentina de um dos fundadores do PPS, o militante Byron Sarinho. O senador, bastante emocionado, não conseguiu ler a nota de adeus ao amigo. Entregou-a ao senador Carlos Wilson (PTB-PE), para que esse pudesse falar, em Plenário, sobre a importância de Byron na trajetória de Freire e do PPS. O Senado aprovou também requerimento de pesar pelo falecimento do militante do PPS.

Para Freire, parte da história de sua vida pública morre com Byron. O militante acompanhava o senador desde que eles estudaram Direito juntos, em 1962. Em momentos políticos importantes, atuaram em conjunto: ingressaram ao mesmo tempo no antigo PCB, lutaram contra a ditadura militar, ajudaram a fundar o MDB e construíram o PPS.

- Amigo de primeira hora, formulador político nato, democrata e humanista radical, amante da cultura e do povo de Pernambuco, entusiasta do Brasil, sonhador, socialista, esteve em todas as minhas campanhas vitoriosas ou derrotadas - afirmou Roberto Freire na nota sobre Byron Sarinho.

No final do documento de despedida, Freire mandou, como presidente do PPS e amigo de Byron, um abraço de conforto à família do falecido e um muito obrigado ao militante.



12/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo lamenta morte do jornalista e militante do movimento negro Abdias Nascimento

Roberto Freire lamenta tragédia da P-36

FREIRE LAMENTA MORTE DE SOARES RASSIER

Roberto Cavalcanti lamenta morte de Romeu Tuma

Roberto Requião lamenta morte de Dom Agostinho José Sartori

Jarbas Vasconcelos lamenta morte do jornalista Roberto Civita