Roberto Requião registra participação em reunião do Parlasul




Em pronunciamento nesta quinta-feira (3), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) registrou sua participação, no Uruguai, na mais recente reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul), integrado por parlamentares dos países que compõem o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

Roberto Requião, que atualmente preside o Parlasul, informou que o Uruguai será o próximo país a assumir a presidência daquele parlamento, com a missão de redigir definitivamente um regimento interno para a instituição.

O senador ressaltou que o regimento interno do Parlasul precisa garantir aos países o poder de veto quando uma questão referente à soberania de cada um deles estiver em jogo.

A leitura do regimento, afirmou, ficou agendada para o próximo dia 15, enquanto a posse de 37 parlamentares brasileiros no Parlasul ficou marcada para o dia 29. A presidência do Parlasul é exercida de forma alternada pelos quatro países que o compõem.

Em seu discurso, Roberto Requião registrou ainda que requereu a ida de um assessor da Câmara dos Deputados ao Uruguai, pedido que foi indeferido pela Presidência daquela Casa. O senador considerou a recusa "desagradável", ressaltando que encaminhará consulta ao presidente do Senado, senador José Sarney, que preside a Mesa do Congresso Nacional para esclarecer se o Parlasul é uma instituição independente ou um órgão subordinado ao funcionalismo da Câmara.



03/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Requião apresenta projeto para eleição dos membros do Parlasul

Emilia Fernandes registra sua participação em reunião do Parlatino

Ana Rita registra participação em reunião do Foro de São Paulo na Venezuela

A essência do Parlasul é o consenso, diz Requião

Requião é eleito vice-presidente do Parlasul

Paraguaios deverão ter direito a voz no Parlasul, propõe Requião