Roberto Teixeira distribui documento com explicações sobre venda da Varig



Apesar da decisão da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) de adiar o depoimento do advogado Roberto Teixeira marcado para esta quarta-feira (18), o compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva distribuiu aos jornalistas cópias do documento em que apresenta as explicações sobre o seu envolvimento na venda da Varig e da VarigLog para um fundo de investimentos norte-americano. Teixeira alega que o extinto Departamento de Aviação Civil (DAC) já havia aprovado a venda da VarigLog e que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reabriu o processo de autorização de venda.

Em ordem cronológica, o documento relata o processo de venda, valores, decisões judiciais e da assembléia geral de credores da Varig. Também são listados pareceres de técnicos do DAC, do início de 2006, e um Aide Memoire (memorando que destaca principais pontos de um acordo) da Anac atestando que não existiam impedimentos à transação comercial. Em destaque, é informado que "somente em 15 de abril de 2006" o escritório de Teixeira foi contratado para prestar "assessoria jurídica e eventual elaboração de proposta para aquisição da unidade produtiva isolada Varig no processo de recuperação judicial".

No documento, Teixeira diz que, em 28 de abril de 2006, após a criação da Anac, "a Sra. Denise Abreu, de forma surpreendente, reabre o processo de autorização de venda das ações da VarigLog e expede o ofício 058, refazendo exigências já atendidas e criando outras inéditas para a transferência do controle acionário que fora autorizada". Teixeira também acusa a subtração dos pareceres e do Aide Memoire favoráveis à empresa Volo do Brasil.



18/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Teixeira recusa convite para depor no Senado sobre venda da Varig

Roberto Teixeira e ex-sócios da Volo são convidados a prestar depoimento sobre venda da Varig

Senadores questionam influência de Roberto Teixeira na venda da Varig

Empresário diz que Roberto Teixeira usava nome de Lula "para abrir portas" em processo de venda da Varig

Após adiar depoimento de Roberto Teixeira sobre caso Varig, CI encerra reunião

Começa audiência para ouvir o advogado Roberto Teixeira sobre caso Varig