Robô desenvolvido na USP identifica expressões faciais



Pesquisa no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação tem apoio da Fapesp

Um robô capaz de identificar em expressões faciais emoções como alegria, raiva, surpresa e tristeza parece coisa de filme de ficção científica. Mas esse equipamento já é realidade no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP (ICMC-USP). A estudante Valéria de Carvalho Santos está desenvolvendo o projeto "Imitação de expressões faciais para aprendizado de emoções em robótica social".

- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O trabalho tem apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesqisa do Estado de São Paulo). Segundo a pesquisadora, o robô identifica as características de diferentes expressões humanas. "Há um parâmetro para intensidade de sorriso, outros dois para as sobrancelhas esquerda e direita e assim por diante."

A orientadora do trabalho, Roseli Aparecida Francelin Romero, explica que o objetivo da robótica social é a inserção social dos robôs. A professora prevê que "no futuro teremos vários robôs interagindo com o ser humano, vivendo em sociedade".

O projeto utiliza o avatar Valerie, cabeça robótica desenvolvida na Carnegie Mellon University (CMU), nos Estados Unidos, em 2005. O equipamento foi cedido para realização da pesquisa em conjunto.

 



11/08/2012


Artigos Relacionados


LIMITAÇÃO DE MPS: ACM IDENTIFICA AFIRMAÇÃO DO CONGRESSOLIMITAÇÃO DE MPS: ACM IDENTIFICA AFIRMAÇÃO

Saneamento: Robô é utilizado no monitoramento de tubulações

Saneamento: Robô é utilizado no monitoramento de tubulações

Pedagoga desenvolve robô para divulgar o Ligue 180

Hospital de SP faz primeira ponte de safena por meio de um robô

Pacientes do Icesp passarão a fazer cirurgias com robô