Robôs fazem parte da Semana Nacional de C&T na Bahia
Equipamentos científicos nas áreas de astronomia, eletromagnetismo, robótica, fluídos, óptica, matemática, mecânica, acústica e termologia e novidades na área de tecnologia estão disponíveis para o público na décima edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontecerá até domingo (27) no estacionamento L1 do Salvador Shopping. A atividade é promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Bahia.
Nas duas tendas climatizadas, com 300 metros quadrados cada, os visitantes terão acesso à temática “Ciência, saúde e esporte” por meio de atividades lúdicas e de entretenimento que estimulam o interesse pela ciência e valorizam a criatividade e inovação. A novidade da SNCT 2013 é a apresentação do robozinho NAO, humanoide, que usa sensores de movimento, fala e faz reconhecimento facial, além de ser utilizado para fins de ensino, pesquisa e desenvolvimento – ajuda,inclusive, no tratamento de idosos e crianças com autismo.
Durante a semana, o mascote do evento, Robozão da Bahia, um robô que possui 2,6 metros (m) de altura e 1,6 m de envergadura, dança, canta e interage com o público. Circula pelo Salvador Shopping, convidando o público para conhecer a exposição, mostrando os experimentos e curiosidades da mostra. O Robozão ainda vai interagir na tenda brincando de chute a gol com os visitantes.
Atrações variadas
Os participantes da exposição poderão curtir uma viagem pelo espaço para conhecer o sistema solar com o uso dos capacetes VR (realidade virtual) que transmitem imagens em 3D e vídeos de 360 graus. E também visitar os projetos de robótica do Clube de Investigação Científica, produção de alunos baianos dos Colégios Portinari e Anchieta, como: casa ecológica e autossustentável, medidor de poluição sonoro robótico, robô dançarino (Rei Julian) e partida de futebol disputada por robôs autônomos.
A SNCT contará com a mostra de kits didáticos que abordam temas como energia eólica e solar e células de combustível e biocombustível. Estarão expostos os Kits LeXsolar: Fotovoltaico Avançado, Energia Eólica Avançado e Células de Combústivel H2 Médio H2 Avançado; Robô Moway; Sistema de Treinamento em Princípios de fabricação, Física e Química; Laboratório de Matemática Básica e de Geometria LG; e jogos de Kinect.
Equipamentos que utilizam princípios de química e física também estarão presentes na exposição. Órbita com força central, Chispa, Van Der Graff,Princípio da Pilha, Sopro que aprisiona, Anamorfose Cilíndrica, Looping, Pêndulos e Cone com Bancada estarão disponíveis em um ambiente estruturado e com monitores capacitados a prestar informações sobre os equipamentos.
Um espaço foi preparado para o público realizar experimentos científicos, a exemplo da Mostra de Cheiros e Sabores. Com a ajuda de tablets dispostos em uma bancada com inaladores, os visitantes tentarão identificar os aromas por meio de um aplicativo interativo, além de participar de experiências que brincam com o paladar.
Também serão disponibilizados vídeos educativos e jogos interativos que aumentam a compreensão dos visitantes sobre os elementos da tabela periódica. A ação será realizada pela Braskem em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia Unica – Universo da Criança e do Adolescente.
O evento, gratuito e aberto ao público, funciona de segunda a sexta, das 9h às 20h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 13h às 21h.
Na Bahia, a Semana é coordenado pela Secti. “Nossa intenção é despertar no público o interesse pela ciência, tão importante para promovermos a criatividade, a atitude científica e a inovação no estado. Por isso, trazemos equipamentos que despertam a curiosidade e apresentam temas importantes através de atividades lúdicas”, afirma o secretário Paulo Câmera.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
21/10/2013 16:34
Artigos Relacionados
Música e literatura fazem parte da programação do fim de semana da Rádio Senado
Semana de C&T do TO terá partida de futebol jogada por robôs
Regras para CPIs fazem parte do Pacto
Caça-níqueis no RJ fazem parte do crime organizado
Ruínas de São Miguel fazem parte do Patrimônio Cultural
Produtos da agricultura familiar fazem parte da alimentação escolar no Amazonas