Rocha convida sociedade para fórum sobre oftalmologia



Da tribuna do Plenário, o senador Sebastião Rocha (PDT-AM) convidou os parlamentares e a sociedade a participarem do Fórum Nacional sobre Oftalmologia que irá se realizar nos dias 30 e 31 de maio no auditório Petrônio Portela do Senado Federal. No evento, patrocinado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, especialistas brasileiros e de outros países estão discutindo, entre outros assuntos a prevenção e a reversão da cegueira.

O senador se colocou à disposição do fórum para apresentar as propostas necessárias para melhorar a qualidade de vida dos cegos. Segundo Rocha, o conselho tem promovido ações junto a escolas e, com o Ministério da Saúde, vem realizando mutirões de cirurgia de catarata.

Rocha comunicou ainda que participou, como representante da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da solenidade de divulgação do relatório final da 10ª Conferência Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Saúde. Estiveram presentes à solenidade representantes e conselheiros de diversas da sociedade civil.

O trabalho dos coordenadores da conferência, que teve à frente a médica Rita Barata, consegue, segundo o senador, congregar os fundamentos básicos do Sistema Único de Saúde (SUS), que são a universalização, a democratização e a descentralização das ações de saúde no Brasil. O documento, disse o senador, representa o pensamento brasileiro sobre o assunto.

Apesar de acreditar que muitos passos ainda são necessários para a consolidação do SUS, Rocha afirmou que não se pode negar que avanços foram feitos. Porém, o senador reforçou a necessidade de o governo valorizar mais as políticas sociais, que vêm sendo colocadas em plano secundário com relação às econômicas.

- No governo do presidente Fernando Henrique foi dada excessiva ênfase às questões econômicas, o que prejudicou a área social - declarou.

Em seu discurso, Rocha também pediu a transcrição de reportagem publicada na imprensa do Amapá que relata as experiências de Antônio Pontes, político do estado falecido recentemente. Segundo o senador, que comunicou ao Plenário a morte do político, Antônio Pontes "foi uma voz autêntica e dinâmica em defesa do estado do Amapá, combatendo a ditadura militar".

10/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado e Conselho de Oftalmologia promovem fórum sobre saúde ocular

Ana Amélia convida sociedade para audiência de divulgação de relatório da subcomissão sobre dependência química

Cecília convida os deputados para o Fórum Democrático

Sociedade pode participar de fórum na Bahia sobre regulação do setor de telecomunicações

SEBASTIÃO ROCHA QUER MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA COMBATE À POBREZA

Governo convida sociedade civil a participar do comitê gestor do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu