Senado e Conselho de Oftalmologia promovem fórum sobre saúde ocular
Prevenção da cegueira, inserção social do deficiente visual e programas públicos de atendimento oftalmológico estão entre os temas em discussão no 4º Fórum Nacional de Saúde Ocular, que acontece na quarta-feira (29), no Auditório Petrônio Portela, no Senado.
O evento é uma realização conjunta do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e do Senado, com apoio da Câmara dos Deputados e do Ministério da Saúde. Os organizadores esperam reunir parlamentares, gestores públicos, oftalmologistas e entidades que representam os pacientes, para discutir políticas públicas para o setor.
A longa espera por cirurgias de catarata e por transplantes de córnea é uma das preocupações dos especialistas que atuam na área. Segundo informações da CBO, o país já chegou a realizar 600 mil cirurgias de catarata por ano e hoje realiza pouco mais de 450 mil anualmente. A entidade também revela que a fila de espera por córneas para transplante reúne cerca de 20 mil pessoas.
No evento, serão discutidas ações para reverter esse quadro e mecanismos para assegurar recursos para ações sociais preventivas e para programas comunitários de saúde ocular. Também serão analisadas políticas adotadas nos últimos dez anos e o futuro da assistência oftalmológica prestada no país.
A programação completa do 4º Fórum Nacional de Saúde Ocular está disponível no site da CBO, no endereço http://www.saudeocular.org.br/programacao.html.
24/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado sedia 3º Fórum Nacional de Saúde Ocular
Senado sedia I Fórum Nacional de Saúde Ocular
Senado promove 1º Fórum Nacional de Saúde Ocular
Paulo Davim cobra fontes de financiamento para saúde durante Fórum Nacional de Saúde Ocular
Sebastião Rocha anuncia Fórum de Saúde Ocular
Rocha convida sociedade para fórum sobre oftalmologia