Rodolpho Tourinho quer multa para atraso de fornecedor



O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA) comunicou em discurso a apresentação de projeto de lei que altera o Código de Defesa do Consumidor para estabelecer multa de 2% do valor contratado para o fornecedor de produtos e serviços que não cumprir o prazo previsto para a entrega.

O parlamentar explicou que o código já considera a prática como abusiva, mas não estabelece uma sanção para a conduta. Para Tourinho, isso gera um desequilíbrio na relação de consumo, já que -os consumidores, quando atrasam o pagamento, sofrem sanção pecuniária-.

O projeto, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), estabelece que, na falta de uma previsão contratual do prazo para entrega, esta deve ser feita no 1º dia útil subseqüente à contratação.

O representante baiano afirmou que, embora o código esteja em vigor há 12 anos (desde setembro de 1990), somente após a estabilização da moeda o consumidor pôde deixar de preocupar-se com a manutenção do poder de compra do dinheiro e passar a verificar a qualidade do produto, compará-lo com outros e saber o valor real que paga por ele.

- Se antes ele nem sabia que tinha direitos, depois do Código de Defesa do Consumidor ele aprendeu a reclamar - acrescentou.

O senador lamentou que alguns segmentos do mercado insistam em desrespeitar o código. A maior parte das queixas levadas aos órgãos de defesa do consumidor refere-se a planos e seguros de saúde, atividades bancárias e financeiras e serviço público, assinalou.



18/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodolpho Tourinho quer incriminar e fixar pena para intermediários de vendas de órgãos humanos

Rodolpho Tourinho quer firmeza na defesa dos interesses do agronegócio

Tourinho quer liberar empregador de multa sobre o FGTS em caso de demissão de doméstico

Rodolpho Tourinho pede alteração da Lei Kandir

Rodolpho Tourinho registra evento da cultura do candomblé

Projeto de Rodolpho Tourinho amplia defesa do consumidor