Rodrigo Rollemberg aponta desigualdade social de Brasília



Em pronunciamento nesta terça-feira (19), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) falou sobre os 51 anos de Brasília, que serão comemorados na quinta-feira (21). Segundo o senador, a capital representa, de forma extremada, a realidade brasileira, com agressiva desigualdade social. Lembrando do crescimento desordenado da cidade, o senador disse que é incluir o entorno no processo de desenvolvimento.

- Afirmo categoricamente: cabe ao Distrito Federal representar para a sua vizinhança o mesmo papel que há meio século a nova capital representou para o Brasil. Assim, tal como a construção de Brasília foi decisiva para a incorporação do Centro-Oeste e da Amazônia ao processo de desenvolvimento modernizador do país, dela hoje se espera algo semelhante.

Após lembrar momentos da história da capital, o senador disse que Brasília precisa se preparar para o futuro.Rollemberg citou a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos como oportunidades e disse que é preciso se preparar para a "nova ordem mundial".

- Da mesma forma como o Brasil se prepara para se transformar em protagonista de realce no cenário internacional, Brasília tem todas as credenciais para se constituir em ponta de lança desse processo. Aquela que foi considerada há 51 anos a capital da esperança há de se preparar para ser a capital do Mercosul - afirmou.

21 de abril

Além de falar sobre o aniversário de Brasília, Rollemberg lembrou que, em 21 de abril de 1792, morria Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, considerado mártir da independência. Outro registro feito por Rollemberg foi o da morte, em 21 de abril de 1985, de Tancredo Neves, "condutor final do processo de transição do regime militar ao poder civil".



19/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg comenta pesquisa que mostra Brasília como campeã de desigualdade e pede mais recursos para Entorno

Rollemberg lamenta desigualdade social no Brasil, mas aponta melhora nos indicadores

Rodrigo Rollemberg lamenta ‘situação de abandono’ de Brasília

Rodrigo Rollemberg saúda novo arcebispo de Brasília

Rodrigo Rollemberg defende área de nascente em Brasília

Rodrigo Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília