Rodrigo Rollemberg defende área de nascente em Brasília




Em discurso no Plenário nesta terça-feira (9), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) manifestou preocupação com a possibilidade de uma empresa construir um centro comercial em uma região de Brasília onde há nascentes de água.

O senador contou que a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) realizou licitação de uma área verde na Asa Norte, na região do Parque Olhos D'água. Segundo Rollemberg, a construtora que comprou a área tem interesse em construir um centro comercial no local.

Rodrigo Rollemberg elogiou a população de Brasília que se mobilizou para tentar impedir a construção. O parlamentar contou que foi criada uma página na mídia social Facebook para congregar aqueles que se opõem à construção. Conforme informou o senador, a página SOS Olhos D'água já conta com 5 mil membros.

Para o senador, o fato de o Instituto Brasília Ambiental ter sido contrário à concessão do licenciamento ambiental da obra evidencia os graves riscos que uma construção no local pode provocar no meio ambiente. Rollemberg afirmou que vai se "juntar à população" de Brasília e pedir a anexação da região das nascentes ao Parque Olhos D'água. O senador leu uma carta que disse que vai enviar ao governo do Distrito Federal, com o relato da situação.

- Tenho certeza de que o governador Agnelo Queiroz [PT] será sensível ao pleito e não permitirá que se implante um centro comercial na região das nascentes do parque - disse Rollemberg.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o discurso de Rollemberg e contou que mora há 31 anos ao lado do Parque Olhos D'água. Ele afirmou que seu aparte foi feito em defesa da população de Brasília e em defesa própria, já que também frequenta o parque.

- É um crime contra o meio ambiente e contra o parque, se essa construção ocorrer - afirmou Cristovam.

O Parque Olhos D'água fica no final da Asa Norte, em Brasília, e possui 21 hectares de área. Inaugurado em 1994, recebeu investimentos de R$ 700 mil na época. O parque tem pista de cooper, área para exercícios e espaço infantil.



09/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg defende abertura da Copa do Mundo em Brasília

Rodrigo Rollemberg lamenta ‘situação de abandono’ de Brasília

Rodrigo Rollemberg saúda novo arcebispo de Brasília

Rodrigo Rollemberg aponta desigualdade social de Brasília

Rodrigo Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Rodrigo Rollemberg comenta pesquisa que mostra Brasília como campeã de desigualdade e pede mais recursos para Entorno