Rollemberg apoia movimento Ocupe Brasília por educação de qualidade no país




O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) registrou em Plenário nesta quinta-feira (8) seu apoio ao movimento Ocupe Brasília, que reúne estudantes de todo o país em um acampamento no gramado em frente ao Congresso Nacional durante toda esta semana. Promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), o movimento luta pelo que o senador classificou como "uma agenda positiva para o Brasil".

Entre as reivindicações dos estudantes estão a aprovação do Plano Nacional de Juventude (PNE) e do Projeto de Lei do Senado 138/2011, de autoria dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que destina 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. Os jovens também pedem a validade da meia-entrada nos eventos da Copa do Mundo de 2014 e investimentos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em educação pública.

Para Rodrigo Rollemberg, a mobilização dos jovens é "agregadora e pró-ativa" por defender um chamado comum da população por direitos básicos. Ainda mais, avaliou o senador, se considerarmos que, no Brasil hoje, apesar de todos os avanços sociais do país nos últimos anos, ainda existem 14 milhões de analfabetos.

- Já não é mais possível esperar. É preciso que se diga: o que impulsiona a economia de um país não é a quantidade de alunos nas escolas, é a qualidade da educação que se oferece a esses estudantes. Os avanços nas salas de aula têm peso decisivo para evolução dos indicadores econômicos do Brasil. Não avançaremos na liderança global se continuarmos a ser o 88º país no ranking mundial da educação - afirmou.

O senador parabenizou o movimento e prometeu que, de sua parte, fará o possível para contribuir com suas bandeiras. Um passo já havia sido dado na quarta-feira, quando o PLS 138/2011, reivindicado pelos jovens, foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado.



08/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg quer educação de qualidade em todo o país

Rollemberg apoia movimento pela participação da sociedade na reforma política

Rollemberg apoia candidatura de Brasília a sede do Fórum Mundial da Água em 2018

Qualidade da educação é pior na Região Norte, diz representante de movimento

Paulo Paim lê carta de movimento que defende mais qualidade e recursos para a educação

Cristovam defende movimento para revolucionar a educação no país