Rollemberg aponta desafios brasileiros na questão ambiental



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) apontou, nesta quarta-feira (6), os desafios que o Brasil ainda enfrenta na esfera do meio ambiente. O senador citou dados divulgados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia na terça-feira (5), Dia Nacional do Meio Ambiente, que revelam que o país reduziu o desmatamento na Amazônia, mas aumentou a emissão de gases de efeito estufa nos setores de energia, indústria, agropecuária e tratamento de resíduos.

- Se, por uma lado, era previsível que as emissões brasileiras aumentassem para fazer frente as necessidades de desenvolvimento, por outro, esses dados não deixam de ser preocupantes – disse.

Rollemberg apontou algumas ações fundamentais para que o país busque caminhos mais sustentáveis para o desenvolvimento, entre elas, utilização de meios de transporte mais eficientes e menos poluentes nas cidades, edição de uma lei específica para a proteção e o uso sustentável do Bioma Cerrado que, segundo ele, é o bioma mais ameaçado atualmente e garantia da manutenção do percentual de fontes renováveis na matriz energética.

- É fundamental reverter a tendência recente de construção e acionamento de usinas termoelétricas, estimulando o emprego de fontes mais limpas, como a hidroelétrica, a eólica, a solar fotovoltaica e a baseada no uso da biomassa – disse.

Ainda em relação ao setor energético, o senador ressaltou a necessidade do estímulo à produção e ao consumo de biocombustíveis. Em sua opinião, o Brasil precisa se preparar para o emprego massivo de combustíveis limpos e criar as condições para que os proprietários de automóveis utilizem efetivamente o etanol em seus veículos.

No campo dos resíduos sólidos, Rollemberg disse que o grande desafio é a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para o senador, o manejo inadequado de resíduos sólidos tem implicações negativas nos campos econômico e social e, por isso, é imprescindível a condução de estratégias consistentes de eliminação dos lixões e sua substituição por aterros sanitários controlados.

- Além disso, a coleta seletiva, a sistemática de logística reversa, a responsabilidade pós-consumo e a reciclagem são instrumentos fundamentais para a recuperação do conteúdo energético dos resíduos, minimizando a pressão sobre recursos naturais novos – completou.



06/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg aponta falhas na compensação ambiental do governo federal

Avanço da questão ambiental depende da questão econômica, defende Izabella Teixeira

Código do Consumidor e Rio+20 serão desafios da CMA em 2012, diz Rollemberg

Rollemberg felicita novo reitor e enumera desafios da Universidade de Brasília

Renan indefere segunda questão de ordem do senador Rodrigo Rollemberg

Antônio Carlos Valadares aponta desafios da Rio+20