Código do Consumidor e Rio+20 serão desafios da CMA em 2012, diz Rollemberg




O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), acredita que em 2012 os maiores desafios do colegiado serão a atualização do Código do Consumidor, que está sendo elaborada por uma comissão de juristas instituída pela Presidência do Senado, e os preparativos para a Conferência Rio+20, marcada para o mês de junho, no Rio de Janeiro.

Da tribuna do Plenário, ele fez um balanço do ano de 2011 na CMA e falou do seu primeiro ano de mandato. Em sua avaliação, um dos projetos mais importantes aprovado este ano pelo Senado foi o do novo Código Florestal. Ele ressaltou os esforços para se chegar a um texto equilibrado, que procura compatibilizar o fato de o Brasil ser um grande produtor agrícola e de agroenergia com a necessidade de preservação ambiental.

- Mantivemos os mesmos percentuais de reserva legal para a Amazônia em 80% e para os demais biomas em 20%. Mantivemos as mesmas áreas de preservação permanente de 30 a 500 metros, dependendo da largura dos rios. Definimos a obrigatoriedade de recomposição das áreas de preservação permanente, hoje utilizadas e consolidadas, garantindo a recuperação de pelo menos de 15 a 100 metros, de acordo com a largura dos rios - resumiu.

Mandato

Ao fazer um balanço do primeiro ano de seu mandato como senador, Rollemberg disse ter apresentado 19 projetos de lei e quatro propostas de emenda à Constituição (PECs). Ele deu destaque para o que eleva as multas penais e administrativas para os crimes ambientais (PLS 731/2011) e o que aumenta os limites de uso do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) nas atividades de comércio e serviço (PLS 648/2011), pelo DF, cuja economia é centrada nesses dois setores. O aumento seria de 20% para 50% do FCO. Ambos estão em início de tramitação.

Também mencionou os projetos que tornam catadores de materiais recicláveis e artesãos segurados especiais da Previdência Social (PLS 279/2011 e PLS 74/2011) - que estão com a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), relatora na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O de incentivo à indústria espacial, também de sua autoria (PLS 221/2011), aguarda relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Das quatro propostas de emenda à Constituição apresentadas por ele, o senador destacou a que facilita a participação popular na revisão da Constituição porque reduz a quantidade mínima de assinaturas de proponentes de 1,3 milhão para 490 mil. O projeto (PEC 3/2011) também autoriza a população a apresentar PECs. A matéria está sendo relatada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ) na CCJ.



19/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg ressalta importância da discussão do Código do Consumidor e do Código Florestal

Rodrigo Rollemberg defende atualização do Código de Defesa do Consumidor

Atualização do Código do Consumidor deverá ser concluída em junho, diz Rollemberg

Rodrigo Rollemberg defende atualização do Código de Defesa do Consumidor

Rollemberg diz que alteração do Código de Defesa do Consumidor não pode permitir retrocesso

Rollemberg vai presidir comissão especial para modernizar o Código de Defesa do Consumidor