Rollemberg apresenta três destaques ao projeto de Código Florestal



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) quer incluir três dispositivos no projeto do novo Código Florestal. Uma de suas propostas é incluir norma para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em rios com mais de dez metros de largura. 

O relatório do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) já prevê que, para rios com até essa largura, seja obrigatória a recomposição de apenas 15 metros de mata ciliar, e não 30 metros, que é a norma para APPs ripárias em rios com até dez metros de largura. Mas o texto é omisso quanto às regras de recomposição de matas nas margens de rios mais largos. Rollemberg propõe 30 metros de APP para rios de 10 a 100 metros; 50 metros de APP para rios de 100 a 200 metros de largura; e 100 metros de APP para rios com largura acima de 200 metros. 

Outra alteração proposta por Rollemberg é deixar explícito que a desobrigação de recomposição de reserva legal, nos casos de propriedades de até quatro módulos fiscais, só é válida para as propriedades que tinham quatro módulos em 22 de julho de 2008. Ele afirmou que essa exigência não está clara no texto de Luiz Henrique.

Por fim, Rollemberg quer incluir dispositivo para prever que uma das formas de recuperação de espécies nativas seja a regeneração natural, "já que em muitos casos o mero isolamento de uma APP, por muitos anos seguidos, é capaz de promover a sua regeneração". 

O relator Luiz Henrique disse que é possível chegar a uma convergência sobre esses pontos.

Mais informações a seguir



08/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Votação do Código Florestal é um dos destaques do biênio, diz Rollemberg

Rollemberg vê possibilidade de novos ajustes no projeto do Código Florestal

Rollemberg sugere mais alterações no projeto do novo Código Florestal

Senado deve modificar projeto de Código Florestal, prevê Rollemberg

Rollemberg ressalta importância da discussão do Código do Consumidor e do Código Florestal

Lindbergh apresenta emendas ao projeto do novo Código Florestal