Votação do Código Florestal é um dos destaques do biênio, diz Rollemberg



Na última reunião do ano da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) – e a última sob sua condução – o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da comissão, fez um balanço das atividades do colegiado no biênio.

Ele destacou, entre as quase 500 matérias apreciadas, o Código Florestal (PLC 30/2011). Apesar de o texto aprovado no Senado, relatado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), ter sido derrotado na Câmara, Rollemberg disse que considera o debate sobre o texto na comissão uma vitória sem precedentes.

- Superamos divergências, crescemos todos. Conseguimos avanços muito significativos e provamos que o melhor para o país deve vencer sempre – disse.

O senador Jorge Viana observou que o projeto do Código Florestal foi um dos projetos mais importantes a tramitar no Senado. Em sua avaliação, ainda que o texto resultante não seja “a proposta dos sonhos”, trata-se de um marco.

- Graças ao trabalho dessa comissão, temos hoje instrumento que cria condições para o maior programa de recomposição florestal do mundo. O Brasil chega nos fóruns internacionais hoje como uma autoridade – disse.

Na área de fiscalização e controle, Rollemberg apontou, entre as principais matérias aprovadas pela comissão nesse período, o PLS 438/2007, que determina que as agências reguladoras sejam submetidas a auditoria operacional anual pelo Tribunal de Contas da União.

Em matéria de defesa do consumidor, comemorou a aprovação do PLS 329/2010, que tem por objetivo agilizar as correções de informações nos perfis dos consumidores nos cadastros dos serviços de proteção ao crédito.

O senador também ressaltou a participação da CMA na Rio+20 e elogiou o trabalho dos parlamentares das subcomissões temáticas em diligências realizadas nas obras da Usina de Belo Monte e da Copa do Mundo de 2014.

- Estivemos ligados aos temas mais importantes do debate nacional, disse.

Rodrigo Rollemberg agradeceu o apoio da equipe técnica do Senado Federal e foi cumprimentado pelos senadores presentes na sessão.



18/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg apresenta três destaques ao projeto de Código Florestal

Impasse na votação de destaques do Código Florestal

Votação de destaques do Código Florestal foi marcada por impasse

Adiada para amanhã votação dos destaques ao relatório do Código Florestal

Rollemberg agradece apoio na votação do Código Florestal

Rodrigo Rollemberg lamenta adiamento da votação do Código Florestal na Câmara