Rollemberg critica propostas contrárias aos direitos dos indígenas



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) chamou atenção em Plenário, nesta segunda-feira (30), para as propostas legislativas que ameaçam os direitos das populações indígenas. Ele mencionou uma série de propostas que tramitam na Câmara dos Deputados e pediu aos parlamentares um entendimento que garanta "tranquilidade" para os produtores rurais, mas sobretudo para os indígenas, que, salientou, são o lado mais fraco da situação.

- Entendo que o Senado, como Casa Revisora, tem o papel importante de equilíbrio e de busca de entendimento, porque se reconhecemos que as atividades agrícolas e pecuárias neste país são importantes para a economia, nós também temos que ressaltar a importância da contribuição cultural das populações indígenas ao país – disse.

Rollemberg mencionou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que transfere ao Congresso a prerrogativa de demarcar terras indígenas. Ele afirmou que a aprovação da PEC seria uma perda de uma conquista da Constituição de 1988, que representaria um retrocesso para a população indígena, cujos direitos ficariam submetidos a decisões políticas, e não técnicas.

O senador ainda registrou preocupação com projeto de lei que autoriza a mineração em terras indígenas, argumentando que a proposta levaria à degradação das condições de vida desses povos.

-Trago esse apelo, convidando, convocando as lideranças do Senado a estarem atentas, porque há um clima de bastante exacerbação, de bastante indignação por parte das populações indígenas – ressaltou.

Rede Sustentabilidade

O senador Rodrigo Rollemberg manifestou apoio à criação do partido Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, e disse confiar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao longo dessa semana, concederá o registro da legenda.

- Entendo que esse é o desejo da população brasileira, que quer ter a oportunidade de ter uma eleição em alto nível com quatro candidatos da melhor qualidade, discutindo propostas para o futuro do Brasil, um debate de altíssimo nível – defendeu.



30/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Índios criticam propostas contrárias a seus direitos constitucionais

Rollemberg declara apoio a movimentos de direitos indígenas

Propostas contrárias ao Exame da OAB aguardam votação

Mesquita Júnior critica "aves de agouro" contrárias ao Fome Zero

Indígenas elaboram propostas de segurança alimentar

Rollemberg elogia aprovação de leis em defesa dos direitos das mulheres