Rollemberg defende fim do voto secreto no Congresso



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) cobrou nesta segunda-feira (10) a apreciação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o voto aberto para apreciação na cassação de Parlamentares. Aprovada em julho de 2012 pelo Senado, a PEC 196/2012 ainda tramita na Câmara dos Deputados. Para o senador, o voto aberto deveria ser uma regra, não só para a cassação de parlamentares, mas para todas as votações.

- Eu entendo que nós já evoluímos o suficiente, já avançamos o suficiente na nossa democracia para instituir o voto aberto em todas as votações, até porque entendo que o Parlamentar deve estar preparado para sofrer todo tipo de pressão – afirmou.

O argumento dos defensores da permanência desse tipo de votação é justamente o das pressões que podem vir sobre os deputados e senadores. Para Rollemberg, se o voto secreto poupa o parlamentar de pressões, o voto aberto dá á população o poder de saber como votou seu representante no Congresso em todas as situações.

Além da decretação de perda do mandato de parlamentar, o voto secreto, atualmente, também é adotado na apreciação dos vetos presidenciais, na  aprovação de autoridades e na exoneração do procurador-geral da República, antes do término de seu mandato, entre outras hipóteses.

Para Rollemberg, o Senado deveria promover um debate sobre o tema. O senador disse acreditar que, embora haja resistências internas à matéria, a mobilização popular poderia acelerar a aprovação.

- Entendo que um movimento popular como o histórico movimento da Lei da Ficha Limpa contribuiria muito para a apreciação dessa matéria, que é da maior importância para o aperfeiçoamento do sistema político brasileiro – disse.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o pronunciamento e também se disse favorável ao voto secreto em qualquer situação.



10/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg defende fim do voto secreto no Congresso Nacional

Cyro Miranda defende extinção do voto secreto no Congresso Nacional

Rollemberg quer fim do voto secreto no Senado

CCJ vota fim de voto secreto no Congresso

Aprovado na CCJ, fim do voto secreto no Congresso vai ao Plenário

CCJ aprova fim do voto secreto no Congresso Nacional