Rollemberg manifesta confiança no STF no julgamento da Ficha Limpa




Em pronunciamento nesta segunda-feira (7), o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) manifestou "profunda confiança" no Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que deverá ocorrer na próxima quarta-feira (9).

A Lei da Ficha Limpa, ressaltou Rodrigo Rollemberg, decorreu de um movimento histórico em que cidadãos de todo o país, liderados por entidades de credibilidade, como a Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Movimento Nacional de Combate à Corrupção, coletaram milhões de assinaturas para garantir a apresentação de um projeto de iniciativa popular.

Rodrigo Rollemberg disse ainda que a Lei da Ficha Limpa já produziu efeitos políticos de importância, pois muitas pessoas foram desencorajadas de participar do processo eleitoral em razão da norma.

O senador também recordou a polêmica surgida quanto à aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa nas ultimas eleições. A questão, lembrou, só foi resolvida no primeiro semestre de 2010, quando o STF entendeu que a norma teria que respeitar o princípio da anualidade e, portanto, não poderia ser aplicada naquele pleito.

No julgamento da Lei da Ficha Limpa, concluiu Rodrigo Rollemberg, o STF saberá compreender e decifrar os sinais que vêm das manifestações populares em todo o Brasil, que buscam o aperfeiçoamento da consolidação da democracia e a melhoria da qualidade da representação política.



07/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg manifesta preocupação com flexibilização Lei da Ficha Limpa

Pedro Simon manifesta confiança na decisão do STF pela validade imediata da Lei da Ficha Limpa

Começa julgamento da Ficha Limpa no STF

STF retoma julgamento sobre Lei da Ficha Limpa

Pedido de vista suspende julgamento da Ficha Limpa

Empate em 5 a 5 leva à suspensão do julgamento da Ficha Limpa