Rollemberg quer discutir uso de área desmatada para aliviar pressão sobre florestas
O presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), vai propor a realização de audiência pública para discutir estudo mostrando que a maior parte das áreas desmatadas na Amazônia está subutilizada. Para ele, o país pode melhorar a produtividade da pecuária e liberar área para a expansão da agricultura, reduzindo a necessidade de novos desmatamentos.
Rollemberg quer discutir o assunto com os responsáveis pelo estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
- Tenho convicção de que as demais comissões que estão analisando o código aceitarão que seja uma audiência conjunta - disse, referindo-se às comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Inovação e Informática (CCT).
De acordo com o estudo, 447 mil km² de florestas foram transformados em pastagens, em um sistema de produção extensivo com poucas cabeças por área. Em discurso no Plenário, Rollemberg disse considerar que o país dispõe de conhecimento para aumentar a produtividade por hectare, "mantendo o mesmo rebanho ou ainda crescendo o rebanho", e liberar terra para a agricultura.
Relator do projeto de reforma do Código Florestal (PLC 30/2011) na CMA, Jorge Viana (PT-AC) também considera que o estudo contribui para a discussão da matéria, pois amplia a base técnica e científica à disposição dos senadores.
- A decisão será política, mas, na dúvida, precisamos olhar para a realidade singular do país e para a ciência. Estudos como esse nos ajudam a encontrar solução para muitos problemas - avalia Jorge Viana.
06/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Banco do Brasil vai vetar crédito rural para produção de soja em área desmatada
Código Florestal: João Capiberibe critica anistia para área desmatada até 2008 e a redefinição da reserva legal no Amapá
Maior parte da área desmatada da Amazônia foi transformada em pastos
Setor produtivo renova moratória que barra venda de soja de área desmatada
Azeredo quer alternativa para aliviar finanças dos estados, mas sem "irresponsabilidade fiscal"
CMA quer esclarecer dúvidas sobre gestão de florestas públicas em 2008