Papaléo saúda a criação no Amapá do Centro de Pesquisa da Biodiversidade



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) saudou a criação do Centro de Pesquisa da Biodiversidade, a ser instalado no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no estado do Amapá. Ele destacou que o centro irá formar especialistas em biodiversidade amazônica, incentivando a realização de pesquisas sobre os recursos genéticos daquela região. Da mesma maneira, irá atuar para garantir acesso dos investigadores aos conhecimentos tradicionais da região, na busca de desenvolvimento de produtos bioquímicos.

Papaléo ressaltou que a formação do centro é um dos resultados do encontro realizado na Guiana Francesa entre os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e francês, Nicolas Sarcozy, em fevereiro passado. Ali ficou acertada a necessidade de cooperação entre as administrações do Parque Nacional Amazônico da Guiana Francesa e do Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque. O objetivo é favorecer a troca de experiências e o intercâmbio de dados e informações, com vistas a estabelecer uma gestão coordenada dessas duas unidades de conservação. Segundo disse, isso poderá favorecer o ecoturismo, dentro de uma visão de desenvolvimento sustentável e de respeito à biodiversidade e às comunidades locais.

O senador relatou que estudos preliminares demonstram que esse centro terá a oportunidade de lidar com uma biodiversidade inigualável. Quanto à flora, há na região, formações florestais densas; manchas de florestas do tipo aluvial; campinas; afloramentos rochosos, com vegetação de arbustos, gramíneas e cactáceas. Quanto à fauna, ela é rica e variada, além de pouco estudada. Está formada por grandes mamíferos, como a onça e a suçuarana; primatas raros, como o cuxiu; além de aves como araras, jacus, beija-flores, anambés, entre outras.

- Reputo a criação deste centro como uma maneira eficiente de, ao mesmo tempo, conter o avanço da devastação na região amazônica, gerar conhecimento científico, produzir resultados econômicos e gerar dividendos sociais para a população local, afirmou Papaléo Paes.

Ele disse esperar que a implantação do Centro de Pesquisa da Biodiversidade se dê no mais breve espaço de tempo possível. O acordo prevê que a instituição possa estar funcionando a partir de 2010.



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo anuncia Corredor da Biodiversidade do Amapá, de US$ 15 milhões

Papaléo saúda resultado das eleições no Amapá

Papaléo Paes saúda os 21 anos do Amapá

Papaléo saúda 18 anos do PSDB e anuncia sua candidatura ao governo do Amapá

Papaléo defende criação de ZPE no Amapá

Papaléo reivindica criação de Tribunal do Trabalho no Amapá