Romero Jucá critica decisão judicial que suspende obra do linhão de Tucuruí



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) criticou decisão da primeira instância da Justiça Federal no Amazonas que suspendeu as obras do linhão que vai levar energia da usina de Tucuruí para Roraima que atualmente depende de energia da Venezuela e vem sofrendo com os apagões no país vizinho. O estado será, então, interligado ao sistema integrado nacional e recebará energia de qualquer parte do país.

Segundo Romero Jucá, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público pediram a paralisação da obra sob a alegação de que o projeto prejudicará os waimiri-atroari, porque passará na área onde vive esse povo indígena. Mas, o parlamentar afirma que o linhão – de Manaus a Boa Vista – vai seguir pela margem da BR-432, sem passar por dentro da área indígena. Os waimiri-atroari inclusive assinaram acordo para realização da obra, segundo informou o senador.

- Eu espero sinceramente que a AGU, que a Eletronorte, ingressem com recurso rapidamente, aqui em Brasília, e o Tribunal Regional da 1ª Região possa cassar essa decisão, que prejudica o Estado de Roraima e que prejudica a própria população indígena, que hoje recebe energia da Venezuela ou tem geração de energia isolada através de motores térmicos – afirmou.

Febre Aftosa

Romero Jucá também informou que na segunda-feira uma equipe do Ministério da Agricultura vai a Roraima avaliar se o estado pode passar para a condição de médio risco da febre aftosa. Com essa classificação, o estado vai se equiparar ao Amazonas e evitar problemas para produtores roraimenses, comentou o senador.

Segundo Jucá, enquanto a pesquisa estiver sendo feita, o gado de Roraima poderá entrar no Amazonas, grande comprador da produção roraimense, através de  carregamentos lacrados no estado e abertos apenas nos frigoríficos amazonenses, sem necessidade de quarentena.



05/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela pede retomada das obras do linhão de Tucuruí, em Roraima

Simon apóia decisão judicial que suspende concessão de floresta pública

ROMERO JUCÁ APONTA IRREGULARIDADES EM OBRA DA BR-174

Romero Jucá comemora obra em aeroporto de Roraima

Demóstenes critica MEC por divulgar decisão judicial passível de recurso

ROMERO JUCÁ ANUNCIA QUE RECORRERÁ CONTRA DECISÃO DA CCJ