ROMERO JUCÁ APONTA IRREGULARIDADES EM OBRA DA BR-174



O senador Romero Jucá (PFL-RR) informou hoje (dia 25) que levará ao ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, documento relatando irregularidades praticadas em obra da BR-174, que corta o estado de Roraima. Amparado em relatório de inspeção feito pelo Tribunal de Contas da União, ele disse que as empreiteiras que atuam nessa obra são as mesmas que fizeram doações na campanha do governador Neudo Ribeiro Campos.

Jucá afirmou que, apesar do pouco tempo do início da obra, uma série de irregularidades já foi detectada pelo TCU, entre elas o fracionamento de despesas para burlar o processo licitatório. O resultado é que o Tribunal já abriu três processos para apurar essas irregularidades, tendo concluído que os contratos de empreiteiras foram feitos ilicitamente.

- Por coincidência, essas são as mesmas empresas que financiaram a campanha do governador Neudo Campos ao governo do Estado - disse o parlamentar, apresentando Ofício do Tribunal Superior Eleitoral com a relação nominal dos financiadores daquela campanha. "O crime está configurado, e vou comunicá-lo hoje ao ministro Eliseu Padilha, para que o governo federal não seja conivente com as irregularidades", acrescentou.

Jucá comentou que, enquanto o presidente Fernando Henrique Cardoso encara essa obra com seriedade, o governador de Roraima "ofende o povo e os recursos públicos", ao permitir essas irregularidades. Ele anunciou que vai sugerir ao Ministério dos Transportes que rescinda o contrato que deu início a essa obra, entregando-a para ser concluída pelo 6º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC).

- O BEC garantiria a lisura para a conclusão da obra -sustentou o parlamentar. Em aparte, o senador Jefferson Péres (PSDB-AM) sugeriu que, se os indícios de irregularidades são veementes, Jucá deve provocar a ação do Ministério Público Federal. Jucá anunciou que acatará a sugestão.

25/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá comemora obra em aeroporto de Roraima

Romero Jucá critica decisão judicial que suspende obra do linhão de Tucuruí

Romero Jucá aponta concentração de meios de comunicação

ROMERO JUCÁ APONTA RESULTADOS POSITIVOS DE AUDIÊNCIA COM TOURINHO

Romero Jucá aponta necessidade de aumento de competitividade de produtos nacionais

Romero Jucá aponta realismo de proposta orçamentária para 2004