Roraima recebe expedição de pesquisadores



Começa nesta quarta-feira (4) e vai até o dia 18 de dezembro, a Expedição de Pesquisa Científica Terra Incógnita, realizada em parceria pelo Parque Nacional Serra da Mocidade e a Estação Ecológica de Niquiá, unidades de conservação (UC) federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O nome da expedição é uma alusão à Hamilton Rice, explorador americano que assim chamou a região leste de Roraima. A expedição reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, para levantar informações sobre uma região ainda pouco conhecida pela ciência.

As duas UC estão localizadas na porção centro-sul do estado de Roraima, na região do Baixo Rio Branco. Ambas possuem plano de manejo em fase de elaboração, um importante documento para a gestão das áreas protegidas.

A expedição é composta por pesquisadores do ICMBio, das universidades federais de Roraima (UFRR), do Amazonas (UFAM) e de Pernambuco (UFPE), dos Institutos de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Roraima (IACTI) e Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e financiada com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA). A expedição tem por objetivo subsidiar as equipes gestoras das UC com informações consistentes que possibilitem a elaboração e a implementação de seus planos de manejo.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



04/12/2013 16:30


Artigos Relacionados


Expedição em Roraima reúne pesquisadores de diversas áreas

Pesquisadores brasileiros preparam 2ª expedição à Antártica

CNPq recebe pesquisadores que participam da reunião do PELD

Região isolada de Roraima recebe mutirão de documentação

CNPq recebe inscrições para edital que seleciona pesquisadores para atuarem em empresas

ICMBio recebe sugestões sobre propostas de ampliação de reservas de Roraima