Rosalba Ciarlini cobra implantação de creches públicas
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (16), a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) manifestou preocupação com a inexistência de creches e salas destinadas à pré-escola na maioria das instituições públicas de ensino das cidades brasileiras. Conforme observou a parlamentar, até hoje não foi cumprida meta fixada para 2006, prevista no Plano Nacional de Educação, de assegurar matrícula em creche para 30% das crianças com até 3 anos de idade. Ela também chamou a atenção para a necessidade de se assegurar vagas em salas de pré-escola para meninos e meninos de 3 a 6 anos de idade.
- No censo realizado pelo MEC [Ministério da Educação] em 2007, não há registro de uma única criança matriculada em creche pública em 1.356 municípios, o que representa 24% do total de municípios do país. São cidades em que os pais, especialmente os de menor renda, não têm opção de matricular filhos em um estabelecimento público. Sobram apenas, e quando existem, vagas em estabelecimentos filantrópicos - afirmou.
De acordo com Rosalba, as crianças na faixa etária até três anos, que deveriam estar freqüentando creches, têm sido as mais negligenciadas pelo poder público. Ao informar que o ensino fundamental hoje "chega a bem mais de 90% das crianças acima de 6 anos de idade", a senadora citou estudo demonstrando que estudantes que tiveram a oportunidade de freqüentar creches e pré-escola têm melhor desenvolvimento escolar e chegam melhor preparados à fase adulta.
- Se queremos um Brasil forte, um Brasil melhor, temos que dar atenção especial aos que estão começando a dar os primeiros passos na educação, para que tenham certeza de terem um caminho seguro em suas vidas - frisou.
Cajueiro
Ainda em seu pronunciamento, a senadora registrou reunião da bancada do Rio Grande do Norte na Câmara e no Senado com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, na tarde de hoje, para discutir a reativação do projeto de construção da Estrada do Cajueiro. O trecho ligará a região de Mossoró ao Vale do Jaguaribe. Conforme informou Rosalba Ciarlini, a estrada beneficiará toda a região oeste do Rio Grande do Norte, área que envolve diversas comunidades e que apresenta grande potencial para a fruticultura irrigada.
Rosalba também registrou em Plenário a definição da relação de municípios que receberão recursos para a recuperação de prejuízos causados pelas enchentes ocorridas no estado no início do ano.
- Espero que governo agilize e disponibilize logo os recursos ao estado. Os estragos foram muito grandes e a população aguarda a ajuda desde o início do ano - observou a senadora.
16/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rosalba Ciarlini cobra instalação de refinaria de petróleo no RN
Rosalba Ciarlini cobra políticas de incentivo à pesca artesanal
Rosalba Ciarlini é eleita presidente da CAS
Rosalba Ciarlini relata participação em reuniões da ONU e da UIP
Rosalba Ciarlini apresenta balanço das atividades da CAS
Rosalba Ciarlini anuncia criação da ZPE do sertão