Rosalba saúda os 20 anos de criação do SUS e a realização do Fórum Nacional de Saúde Bucal



Os 20 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS), instituído pela Constituição de 1988, foram saudados em Plenário pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que defendeu o fortalecimento do sistema. Em discurso proferido nesta sexta-feira (31), a parlamentar também destacou a realização do 3º Fórum Nacional de Saúde Bucal, ocorrido quinta-feira (30) no Auditório Petrônio Portela, no Senado.

Rosalba Ciarlini lembrou que, antes de 1988, a saúde não era reconhecida como um direito social e a assistência médica estava a cargo do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). O atendimento, frisou a senadora, era apenas para os trabalhadores que contribuíssem com a Previdência, ficando os demais restritos à assistência prestada por entidades filantrópicas. Para ela, a criação do SUS representou uma vitória na luta pela universalização da saúde.

- Sabemos o quanto foi importante, após longa luta dos profissionais de saúde, a adoção de um sistema único de atendimento, garantindo o acesso a todos os brasileiros - afirmou Rosalba Ciarlini.

Ao defender o fortalecimento do SUS, a senadora destacou a necessidade de aperfeiçoamento do sistema. Na opinião da parlamentar, é preciso que os recursos cheguem aos municípios, "de forma a garantir ao cidadão um direito assegurado pela Constituição".

Saúde ocular

Rosalba Ciarlini destacou ainda a importância da realização anual do Fórum Nacional de Saúde Ocular. O evento é uma parceria do Conselho Federal de Oftalmologia, do Senado, da Câmara e do Ministério da Saúde, visando discutir políticas públicas e programas voltados ao setor.

Conforme destacou a senadora, os esforços dos profissionais de oftalmologia e dos órgãos de governo têm resultado em benefícios relevantes para a população. Em 1989, informou, existia no país um grande número de casos de cegueira por catarata. A partir daí, foram promovidos diversos mutirões para realização de cirurgia de catarata e de patologias da retina, o que tem beneficiado principalmente pessoas de baixa renda.

Para a senadora Rosalba Ciarlini, no entanto, os cuidados visando à saúde ocular devem ser permanentes e devem começar com os recém-nascidos, visando à identificação precoce de patologias. Conforme informações da parlamentar, há no país um milhão de cegos e quatro milhões de pessoas com deficiência visual, "sendo 60% casos evitáveis".

- Precisamos de ações permanentes e não só campanhas pontuais - opinou ela, ao lembrar que as dificuldades de visão impedem o bom desempenho escolar de crianças e jovens - disse a senadora.



31/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg saúda realização do congresso nacional do PSB

Brasil saúda realização de referendo sobre eventual criação de um novo país no Sudão

Brasil terá Dia Nacional da Saúde Bucal

FRANCELINO REGISTRA REALIZAÇÃO DO XI FÓRUM NACIONAL NO RIO

MOZARILDO SAÚDA OS DEZ ANOS DE CRIAÇÃO DO ESTADO DE RORAIMA

Zambiasi saúda 13 anos da criação do Código de Defesa do Consumidor