Rótulos de alimentos podem ter selos coloridos para indicar valor nutricional



Os rótulos das embalagens de alimentos devem conter selos de identificação em cores diferenciadas para orientar o consumidor sobre a composição nutricional do produto. É o que prevê o projeto de lei do Senado PLS 489/08, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que deve ser examinado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), nesta terça-feira (12).

Para orientar a escolha de uma alimentação saudável, o projeto original previa que os selos fossem nas cores vermelho, amarelo ou verde. No entanto, o relator, senador Paulo Davim (PV-RN), sugere que essa distinção seja feita pelo Poder Executivo.

Ao justificar o projeto, Cristovam comenta as repercussões negativas da mudança do perfil alimentar do brasileiro, influenciando o aumento das estatísticas de obesidade, doenças degenerativas, especialmente a diabetes e as cardiovasculares. Quando questionados sobre formas de prevenção, os especialistas recomendam alimentação saudável e exercícios físicos, observa Cristovam Buarque.

No caso da obesidade, o parlamentar afirma que a prevalência é maior entre os pobres. Isso ocorre porque os alimentos de elevada densidade calórica são encontrados a preços mais baratos em supermercados, lanchonetes e bares, na comparação com frutas, verduras e carnes magras.

Outra razão para a incidência dessas doenças seria a falta de tempo para o cuidado com a alimentação, associada ao baixo grau de informação sobre a qualidade nutricional dos alimentos. Isso levaria as pessoas a trocarem pratos saudáveis por salgadinhos, refrigerantes e sanduíches e exagerarem no consumo de calorias e açúcar.

Por tudo isso, Cristovam acredita que o uso de selos de diferentes cores, conforme o conteúdo nutricional, "irá auxiliar a população a escolher os alimentos e melhorar suas condições de saúde".

O projeto altera o texto do Decreto-Lei 986, de 1969, que institui normas básicas sobre alimentos. De acordo com o relator, se convertido em lei, a proposta auxiliará no combate a graves problemas de saúde pública, num efetivo avanço na proteção ao consumidor.

Depois do exame na CMA, a proposta seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde receberá decisão terminativa .



11/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lei restringe alimentos de baixo valor nutricional nas escolas brasileiras

Pesquisa do Ital acrescenta fibras e mais valor nutricional aos alimentos

Restaurantes de comida rápida terão que exibir valor nutricional e calórico dos alimentos

Consumidor: confira as novas regras para rótulos de alimentos

Cristovam propõe uso de cores nos rótulos dos alimentos para orientar o consumidor

Secretaria da Saúde reprova 76% dos rótulos de alimentos infantis