Ruas só poderão ser asfaltadas após implantação de saneamento básico
Foi aprovado pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), nesta quinta-feira (31), com 12 votos favoráveis e em decisão terminativa, projeto de lei que condiciona a pavimentação de vias urbanas à prévia implantação das redes de infra-estrutura básica. O presidente da CI, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), disse que o projeto "é importantíssimo e um marco para o Brasil em termos de pavimentação e saneamento".
O autor da matéria (PLS 264/04), senador Augusto Botelho (PT-RR), contou que fez o projeto visando à saúde das crianças que, muitas vezes, morrem em razão de doenças infecto-contagiosas adquiridas pela falta de saneamento básico e esgotamento sanitário.
- Espero que este projeto possa diminuir as mortes das crianças - disse o senador.
O projeto, relatado pelo senador Adelmir Santana (DEM-DF), altera a lei que dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano (Lei 6.766/79). A matéria aprovada define infra-estrutura básica dos parcelamentos urbanos como aquela que é constituída pelos equipamentos urbanos de escoamento das águas pluviais, iluminação pública, esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, energia elétrica pública e domiciliar e vias de circulação pavimentadas.
Pelo projeto, a pavimentação de vias urbanas somente será realizada após a implantação desses itens. A execução de obras em desacordo com essa regra deverá ser fundamentada por laudo de engenharia que comprove a conveniência técnica e a economicidade da solução adotada.
O autor da matéria diz que é comum a prática, que ele considera condenável do ponto de vista técnico, de realizar o asfaltamento das vias antes de fazer obras de saneamento.
- Isso não apenas compromete a qualidade das obras de pavimentação, mas, sobretudo, onera desnecessariamente o erário - afirmou.
31/05/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Obras de saneamento básico poderão ser executadas de forma mais rápida, segundo projeto de Hartung
Secretaria debate políticas de saneamento básico
Alckmin amplia saneamento básico no litoral
Sabesp divulga tecnologia de saneamento básico
Hartung diz que não há política de saneamento básico no Brasil
CI vota projetos na área de saneamento básico