Ruben Figueiró diz que ensino brasileiro é superficial e defende federalização



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) elogiou artigo do professor Abílio Leite de Barros, ex-secretário de Educação de Campo Grande, com reflexões sobre o ensino no Brasil.

Segundo o autor do artigo, o ensino é muito abrangente, com várias disciplinas, mas superficial. E essa abrangência dá a sensação de que é mais puxado que o de outros países. Ele comparou os sistemas brasileiro e britânico: no Brasil, são 13 disciplinas obrigatórias, enquanto que na Inglaterra, são 5.

Ruben Figueiró explicou que disciplinas como história são ensinadas no Brasil como uma sequência cronológica de fatos. "Lá na Inglaterra, os professores escolhem alguns temas considerados importantes, que são estudados aprofundadamente", contou Figueiró.

Para Abílio Leite, disse o senador, é fundamental dar aos mais pobres as mesmas oportunidades que os mais ricos e melhores salários para os educadores, no que é apoiado por Ruben Figueiró. O parlamentar acredita que a valorização dos professores é essencial para incentivar os jovens a entrar na carreira do magistério.

Enem

Ao analisar os resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem de 2012, Ruben Figueiró disse ainda ser favorável à federalização do ensino público do país, ideia defendida pelo senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal.

– Das mais de 11.200 escolas analisadas, são as públicas federais que apresentam as maiores notas em linguagens e códigos, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Ficam acima das escolas da rede privada de ensino em todas as disciplinas e bem acima das escolas públicas estaduais e municipais. Por exemplo, enquanto a média das públicas federais em matemática foi de 606,51, a das escolas privadas foi de 597,88”.

O senador Ruben Figueiró também lamentou a morte de Nelson Mandela, apontando o líder sul-africano, que faleceu na quinta-feira (5), como defensor da igualdade entre todos, independente da cor da pele.



09/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró defende CPI exclusiva sobre Petrobras

Ruben Figueiró defende manutenção de recursos às escolas especiais

Ruben Figueiró defende criação da Rede Sustentabilidade e questiona critérios do TSE

Ruben Figueiró defende melhoria das condições de trabalho da Polícia Rodoviária Federal

Ruben Figueiró defende guia única para FGTS e contribuição previdenciária de domésticas

Cristovam defende federalização do ensino público