SAE e Ipea realizam mapeamento da produtividade no Brasil



A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) está realizando o mapeamento das políticas públicas que influem direta ou indiretamente na produtividade dos brasileiros.

A estrutura vai possibilitar a organização e análise dos fatores que impactam positivamente ou negativamente o aumento da renda por meio do trabalho.

O objetivo é identificar as ações que de fato resultam em ganhos produtivos, garantindo a sustentabilidade da classe média e a redução das desigualdades.

Diana Grosner, diretora de projetos da Subsecretaria de Ações Estratégicas da SAE, explicou que a iniciativa, que conta com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), está em fase inicial.

O primeiro passo foi a formulação conceitual da estrutura do projeto, que passou por um processo de crítica e validação interna e externa. Para isso, a SAE promoveu uma série de debates com especialistas e acadêmicos que estudam o tema.

“Na fase de concepção da estrutura analítica do projeto que estamos montando, contamos com o apoio da Universidade de Brasília (UnB) e também discutimos o tema com representantes de instituições, como CEPAL, Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento da Ásia, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e OCDE, que possuem conhecimento sobre produtividade do trabalho”, disse Grosner.

O mapa das políticas, explicou Diana, vai ajudar a identificar quais são as áreas que possuem uma maior concentração de ações e quais setores são mais carentes.

A partir dessas informações será possível apresentar os elementos que favorecem o aumento da produtividade do trabalho para subsidiar a elaboração de programas mais abrangentes.

“A renda do trabalho foi bastante expressiva nos últimos anos, mas a produtividade do trabalho não acompanhou esse crescimento na mesma proporção. Por outro lado, o Brasil dispõe de muitas políticas voltadas para incentivar o aumento da produtividade. O Pronatec e o Pronaf são alguns exemplos. A nossa ideia é extrair o que há de mais expressivo em todos esses programas. Hoje estas informações estão implícitas e segmentadas em diversas ações e políticas”, afirmou Diana.

O lançamento do mapa das políticas com o cruzamento dos dados levantados, segundo a diretora da SAE, está previsto para o segundo semestre deste ano. Nesta fase inicial, a SAE já realizou o levantamento de aproximadamente 1.500 ações ligadas à produtividade do trabalho.

Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República 



22/01/2014 16:05


Artigos Relacionados


SAE e Ipea realizam mapeamento de políticas públicas

Enquete do Ipea aborda desafios da produtividade

Boletim especial do Ipea e da Cepal avalia a produtividade da economia brasileira

Arthur Virgílio classifica de 'disparatado' estudo do Ipea sobre produtividade da administração pública

Brasil seleciona consultor para mapeamento de territórios quilombolas

Produtividade agropecuária do Brasil é uma das maiores do mundo