Sancionada lei com incentivos às salas de cinema e ao setor cafeeiro



A presidente Dilma Rousseff sancionou na última sexta-feira (23) a Lei 12.599/2011, que cria um programa de incentivo às salas de cinema (Recine) e concede benefícios fiscais ao setor cafeeiro, entre outras providências. A matéria (PLV 3/2012), decorrente de alterações na Medida Provisória 545/2011, foi aprovada pelo Plenário do Senado em 6 de março.

VEJA MAIS

A autorização para uso do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS) em obras para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, também incluída no PLV 3/2012, foi vetada pela presidente Dilma. Essa previsão já tinha sido vetada em dezembro, depois de ser incluída pela Câmara na tramitação de outra medida provisória (MP 540/2011).

A nova lei também prorroga, até 29 de março de 2013, o prazo para liquidação, das dívidas rurais lastreadas em recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). O prazo havia terminado em 2011. O texto suspende as execuções judiciais das dívidas que ainda não foram pagas.

Outra medida instituída pela lei é a transferência, do Ministério dos Transportes para a Receita Federal, da competência para administrar atividades relativas ao Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

Na votação do PLV 3/2012, a oposição voltou a reclamar do governo pela inclusão, numa mesma medida provisória, de temas sem qualquer relação entre si, como salas de cinema, setor cafeeiro, agricultura familiar, marinha mercante e Copa do Mundo. O líder da minoria, senador Jayme Campos (DEM-MT), apontou ainda a falta de urgência das propostas e pediu o fim da “farra das MPs”.



26/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que concede incentivos à construção de salas de cinema e ao setor cafeeiro

Exposição mostra influências econômicas e políticas do setor cafeeiro

Ricardo Santos pede auxílio para o setor cafeeiro nacional

Hélio Costa pede liberação de R$ 3 bilhões para o setor cafeeiro

Sancionada lei de incentivos

Projeto prevê construção de salas de cinema