Sancionada prorrogação de franquias dos Correios
A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta-feira (7) a Lei 12.400/11, que prorroga até 30 de setembro de 2012 os contratos de franquia da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que não foram licitados ou são questionados na Justiça. A prorrogação acontece na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 05/11, oriundo da Medida Provisória 509/10, editada em outubro do ano passado. O PLV 05/11 foi aprovado no Plenário do Senado em 23 de março.
Durante a discussão no Senado, o relator-revisor José Pimentel (PT-CE) lembrou que a questão das franquias da ECT é um problema que se arrasta desde 1990 e, desde então, é objeto de discussão no Congresso Nacional. Antes da edição da medida provisória, que alterou a Lei 11.668/08, o prazo para regularização da situação venceria em novembro de 2010.
Há 1.424 empresas de pequeno e médio porte franqueadas pelos Correios - as chamadas Agências dos Correios Franqueadas (ACFs) - na situação prevista na lei. Com a MP, as agências passaram a ter prazo de 12 meses para fazer as adequações e padronizações definidas pelas normas técnicas da ECT.
08/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Franquias dos Correios são prorrogadas
Aprovado PLV que regulamenta franquias dos Correios
Franquias dos Correios terão contratos prorrogados
Correios estendem prazo para licitação de franquias
Contratos de franquias postais dos Correios serão prorrogados
Sistema de franquias dos Correios é aprimorado para beneficiar população