Santa Cruz apresenta projeto de moradia popular a partir da reciclagem de pneu
Engenheiros, professores universitários e ambientalistas estão atentos ao projeto que revoluciona a área habitacional e poderá se constituir no melhor meio de reciclagem de pneus. As casas populares construídas pela prefeitura de Santa Cruz são denominadas de Bom-Plac, uma mistura de borracha, madeira, plástico e cimento. As casas são feitas a partir de tijolos de borracha, reciclados do pneu e recebem um acabamento de madeira e cimento.
O baixo custo da unidade, conforme explicou Kroth, deve-se ao sistema de mutirão e a utilização de mão-de-obra carcerária. A prefeitura paga um salário mínimo para cada detendo que trabalha na obra e concede redução nas penas que eles estão cumprindo. Para cada três dias trabalhados é reduzido um dia da pena total. O projeto da prefeitura começou em 1997 e a principal meta alcançada até o momento é a melhoria da qualidade de vida das famílias de baixa renda.
Além disso a despoluição do meio ambiente e o cumprimento da resolução do Conama motivam o aprimoramento do projeto. Até 2004, a indústria de pneus terá que dar destinação a todos os produtos fabricados. Um dos meios é a produção de tijolos de borracha para a construção de edificações diversas.
08/21/2002
Artigos Relacionados
Metrô informa: Terminal Santa Cruz será interditado devido às obras do Shopping Estação Santa Cruz
CMA vota projeto que destina madeira apreendida a projetos de moradia popular
Diário Oficial publica edital do Projeto de Irrigação Santa Cruz do Apodi
MORADIA POPULAR, TEMA DE ACM COM SECRETÁRIO DE POLÍTICAS REGIONAIS
CAS vota benefício a mulheres em programas de moradia popular
Municípios poderão ter redução de contrapartida em projetos de moradia popular