Sarney anuncia recurso contra decisão de Fux sobre veto a royalties



O presidente do Senado, José Sarney, anunciou em Plenário que determinou à Advocacia-Geral do Senado que ingresse, já na manhã desta terça-feira (18), com um pedido de reconsideração e com um agravo de instrumento contra decisão do ministro do STF Luiz Fux que impede o Congresso de votar o veto parcial da presidente Dilma Rousseff à nova partilha dos royalties.

Em seguida, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) relatou a decisão do ministro Fux e ressaltou que, durante a sessão do Congresso em que se decidiu pela urgência no exame do veto, presidida pela deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), vários parlamentares apontaram desrespeito a regras constitucionais. O ministro Fux considerou que o veto parcial não pode ser examinado antes dos outros 3 mil vetos presidenciais que aguardam a apreciação do Congresso.

Já o senador Magno Malta (PR-ES) disse que o Supremo tem o dever de zelar pelo respeito à Constituição e que a decisão do ministro Fux garante o cumprimento dos contratos - relacionados à distribuição de royalties - já firmados, que seriam modificados pela parte vetada pela presidente Dilma.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), por sua vez, defendeu a decisão do Congresso, ressaltando a ampla maioria a favor da urgência para o veto. Ele disse confiar até numa decisão favorável à manutenção da votação, por parte do presidente do STF, ainda nesta segunda-feira.



17/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin lamenta decisão do STF sobre veto dos royalties

Sarney mantém prazo para análise de veto sobre 'royalties'

Sarney consultará líderes sobre exame do veto ao projeto dos 'royalties'

PT entra com recurso contra a decisão da CCJ sobre impeachment

Sarney acredita que Congresso vote urgência para veto sobre royalties hoje

CCJ aprova projeto que prevê possibilidade de recurso contra decisão sobre investigação