Sarney anuncia sessão do Congresso para tomar decisão sobre CPI



Em visita à exposição do fotógrafo Eric Gaba, na Câmara dos Deputados, o presidente do Senado, José Sarney, anunciou que o Congresso se reúne nesta quarta-feira (18) para a leitura do pedido de constituição de uma CPI das duas Casas para investigar a lavagem de dinheiro sujo em cinco agências bancárias de Foz do Iguaçu, entre elas, o Banco do Estado do Paraná (Banestado).

A criação da CPI mista foi solicitada pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), assim como por outros dois requerimentos concernentes a essa investigação. Sarney disse que a decisão foi tomada pelo consenso das lideranças e que ainda nesta quarta-feira os líderes poderão indicar os parlamentes que integrarão essa comissão.

No início da tarde, dois requerimentos para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado foram lidos na sessão plenária da Casa - um de autoria da própria Ideli Salvatti e outro do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT). Àquela altura, entretanto, já havia negociações entre líderes do Senado e da Câmara em torno da CPI mista.

Indagado se isso não atrapalhará a votação das reformas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende aprovar no Congresso, o presidente do Senado respondeu que, como presidente do Senado e do Congresso, o que tem que examinar é que -essa é uma decisão das duas Casas que tem que ser cumprida por estar inserida no trabalho parlamentar-.

O presidente do Senado disse ainda desejar que a CPI tenha êxito, -prestigiando a Casa e mostrando o seu desejo de apurar fatos que estão aí a pedir avaliação da opinião publica e do próprio Congresso-.




17/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mercadante: PT anuncia amanhã decisão sobre Sarney

Sarney anuncia recurso contra decisão de Fux sobre veto a royalties

Renan vai esperar definição do calendário de seu processo para tomar decisão sobre licença

Lula quer tomar decisão sobre extradição de Batistti antes de deixar o cargo

Jader anuncia sessão do Congresso para apreciar LDO

Sarney deve tomar providências sobre o Conselho de Ética