Sarney: Comissão da Verdade é um grande avanço
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que a Comissão da Verdade é um avanço e uma decisão histórica para o país. Ele participa da cerimônia de instalação da comissão no Palácio do Planalto, quando a presidente Dilma Rousseff empossará os sete membros do colegiado, que terão a tarefa de esclarecer violações de direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988.
- É um avanço grande que nós demos e espero que a comissão realmente encerre de uma vez por todas esses problemas e que seja esclarecido tudo que teremos que esclarecer sobre o que passou - disse Sarney.
A comissão começa a funcionar no mesmo dia em que entra em vigor a Lei de Acesso a Informação (Lei 12.527/2011). A norma tem como objetivo facilitar o acesso a dados de órgãos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Sarney ressaltou que, desde 2009, por meio de uma série de medidas, o Senado se antecipou a esse processo.
- Ontem nos antecipamos mais ainda unificando todas as nossas informações e estamos justamente caminhando à frente da lei com absoluta transparência, pois eu acho que esse é realmente o ponto básico da democracia. O Senado não está apenas dando transparência como também criando condições de interatividade com a população – disse Sarney ao comentar o lançamento nesta terça-feira (15) do Portal Interativo e-cidadania.
16/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Em visita a Sarney, ministra dos Direitos Humanos pede apoio à Comissão da Verdade
Maria do Carmo: Secretaria da Mulher é grande avanço
Sibá Machado: grande avanço da reforma é aproximar sistemas de previdência
Mozarildo vê como grande avanço da Constituição a transformação dos antigos territórios em estados
Sarney diz que Senado realizou "avanço extraordinário" na Previdência
José Nery afirma que Sarney 'faltou com a verdade' em nota