Sarney concorda em propor moção apoiando candidatura do Rio como sede das Olimpíadas



O presidente José Sarney, acatando sugestão do deputado federal Deley (PSC-RJ), comprometeu-se a viabilizar a aprovação, pelo Senado, de uma moção ao Comitê Olímpico Internacional (COI) de apoio à candidatura do Rio de Janeiro como cidade-sede da Olimpíada de 2016. A promessa foi feita durante audiência que Sarney concedeu aos atletas olímpicos que participaram, nesta terça-feira (23), das comemorações do Dia Olímpico e do Dia Nacional do Esporte.

Além dos atletas, participaram da audiência os senadores Mão Santa (PMDB-PI), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Adelmir Santana (DEM-DF). Adelmir concordou em recolher as assinaturas dos líderes partidários para apresentar o requerimento da moção. Foi ele quem explicou ao presidente Sarney o objetivo da visita dos atletas ao Senado.

Bernard Rajzman, ex-jogador de vôlei que preside a comissão de atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), agradeceu o apoio do senador José Sarney e lembrou que historicamente Sarney sempre apoiou os pleitos do esporte nacional, "abrindo portas e apoiando sonhos".

Antes de participarem da abertura da exposição Time Brasil em Pequim 2008, no Salão Branco (Chapelaria), os atletas olímpicos visitaram o Plenário e foram saudados pelos senadores Tião Viana (PT-AC), Mão Santa, Fátima Cleide (PT-RO), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Augusto Botelho (PT-RR).

Depois da visita à Presidência do Senado, os atletas foram recepcionados no auditório Petrônio Portella por cerca de 600 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Lá eles conversaram com os estudantes e contaram detalhes de sua vida esportiva. A ex-jogadora de basquete, Hortência, por exemplo, contou que aos 14 anos viu pela primeira vez uma bola de basquete, nas aulas de educação física de sua escola.

- Dois anos depois eu já era titular da Seleção Brasileira, onde permaneci durante vinte anos. Foram muitas conquistas durante todo esse período à custa de dedicação, trabalho, gana, vontade e também por eu não gostar de perder - revelou Hortência.



23/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados recursos para candidatura da cidade do Rio a sede das Olimpíadas de 2016

Ministro do Esporte pede liberação de recursos para apoiar candidatura do Brasil a sede das Olimpíadas de 2016

CE examina garantias à candidatura do Rio como sede dos jogos olímpicos

Mozarildo diz que PTB continua apoiando Sarney

CCJ aprova ato que dá garantias à candidatura do Rio às Olimpíadas 2016

Duas comissões aprovam garantias à candidatura do Rio às Olimpíadas 2016