CE examina garantias à candidatura do Rio como sede dos jogos olímpicos



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou o projeto de lei que cria o Ato Olímpico, cuja finalidade é conceder garantias institucionais à candidatura da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O Ato Olímpico representa uma espécie de carta com compromissos do governo federal e prevê, entre outras medidas, de destinar recursos para cobrir déficits operacionais do Comitê Organizador dos Jogos.

Pelo projeto que estabelece o Ato Olímpico (PLC 128/09), os estrangeiros vinculados à realização dos Jogos Olímpicos terão dispensa de visto para entrar no Brasil. Segundo o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), essa isenção não inclui turistas, mas apenas as pessoas que estejam efetivamente trabalhando na organização dos jogos ou integrando as comitivas dos diversos países representados.

A matéria foi aprovada em regime de urgência na Câmara dos Deputados e, somente neste mês, recebeu parecer favorável de quatro comissões do Senado: a de Assuntos Econômicos (CAE); a de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e a de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

O relator da proposta na CE foi o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Mais informações a seguir



22/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovadas garantias à candidatura do Rio a sede dos jogos olímpicos

CAE aprova ato com garantias à candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos

Candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos está na pauta da CE

Suplicy: Lula brigará para que o Rio seja sede dos jogos olímpicos de 2012

Sarney concorda em propor moção apoiando candidatura do Rio como sede das Olimpíadas

Marina Silva defende escolha de Rio Branco como sede de jogos da Copa em 2014