Sarney dá apoio para apresentação de espetáculo circense de deficientes
Sob o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o apoio do Senado e outros organismos estatais, no próximo mês de junho Brasília assistirá, em frente ao palácio do Congresso, a três dias de show circense, com a apresentação de malabaristas e artistas portadores de deficiências físicas. Chamado Somos Todos Brasileiros, o espetáculo será montado pela Universidade Livre do Circo e regido pelo ator Marcos Frota.
A informação foi dada pelo presidente do banco, Carlos Lessa, ao sair de audiência em que entregou ao presidente do Senado, José Sarney, documento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) liberando o gramado em frente ao Parlamento para o show.
- Eu não sabia, mas o gramado em frente ao Congresso é tombado. Obtida a licença para instalar o circo, fiz questão de trazer o documento ao presidente Sarney, homem público de imensa sensibilidade, que tem muito a dizer sobre deficientes. Porque, nessa questão, a história dos estadistas brasileiros começa com Pedro II, criando o instituto dos surdos-mudos e o instituto dos cegos, que é o Benjamin Constant, e depois passam-se décadas e décadas sem nada acontecer.
De acordo com Carlos Lessa, foi Sarney, quando presidente da República, quem criou a Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), em sua avaliação, organismo que deu os primeiros passos para a integração social desses brasileiros.
O presidente do BNDES também disse que o Brasil tem movimentos sociais importantes, mas mantém os portadores de deficiência quase invisíveis no cenário nacional.
- Colocá-los aqui, defronte dos palácios dos Poderes, é muito importante, porque a única coisa que eles querem é dizer que são diferentes, mas são brasileiros.
Sublinhando a importância do espetáculo, Lessa disse duvidar de que alguém fique insensível ao malabarismo de acrobatas de uma perna só, a uma apresentação do hino nacional cantado por surdos-mudos ou a um balé de cegos, com marcação cênica impecável.
- Vai ser um mutirão que vai reunir aqui uma quantidade espantosa de brasileiros que lutam muito e dos quais vocês não têm conhecimento. Vocês vão ver coisas absolutamente fantásticas.
O evento terá o apoio também do governo do Distrito Federal, da Secretaria de Direitos Humanos e do Instituto Brasileiro de Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência (IBDD), presidido por Teresa Amaral.
05/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Metrô leva espetáculo circense a estações de SP
Projeto de Alvaro Dias exige registro prévio de espetáculo circense
SP Companhia de Dança faz apresentação adaptada para deficientes visuais amanhã
Premiado espetáculo “Circo Poeira” terá apresentação no PET
Sarney propõe grupo de trabalho para mudar regras de apresentação de emendas ao projeto de orçamento
Olívio Dutra entrega a Sarney manual para orientar parlamentares na apresentação de emendas ao orçamento de 2005