Sarney destaca celebração à vida em missa póstuma em intenção de Itamar Franco



Uma celebração pela vida. Foi assim que o presidente do Senado, José Sarney, classificou a missa em memória do ex-presidente da República e senador Itamar Franco, realizada nesta quarta-feira (13) no Salão Negro do Congresso Nacional. Parlamentares, autoridades, amigos e familiares prestigiaram essa última homenagem do Poder Legislativo ao político mineiro, que faleceu no dia 2 de julho, em São Paulo, vítima de acidente vascular cerebral. A cerimônia foi celebrada pelo cardeal Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília.

- Viemos aqui reverenciar a vida, e não a morte, de Itamar Franco, um dos maiores brasileiros da história contemporânea, símbolo único de retidão. Foi com essa retidão que ele cumpriu a missão que Deus lhe deu e se tornou um bom pai, cidadão e político - ressaltou José Sarney ao final da missa.

Para o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), Itamar Franco era uma síntese do que há de mais relevante na vida pública. Pautou sua carreira política pelo respeito aos valores morais, éticos e, principalmente, ao dinheiro público.

- Esperamos que sua trajetória não tenha sido em vão - arrematou.

Amigos pessoais de Itamar e colaboradores de seu governo, os então ministros Henrique Hargreaves e Maurício Corrêa também reverenciaram a memória do político mineiro. Enquanto Hargreaves agradeceu a Deus pela convivência com Itamar, Maurício Corrêa assinalou o exemplo deixado como homem público, que sempre atuou com lisura e honradez.

Na homilia, Dom Falcão chamou os presentes a uma reflexão sobre "o mistério profundo da morte". E pontuou que, para a fé cristã, "os mortos estão sempre presentes na nossa vida, nos fortalecendo em nossa peregrinação da terra".

Além dos presidentes Sarney e da Câmara, deputado Marco Maia, marcaram presença na homenagem póstuma a Itamar Franco os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Ana Amélia (PP-RJ), Ataídes de Oliveira (PR-TO), Pedro Taques (PDT-MT), Pedro Simon (PMDB-RS), Alvaro Dias (PSDB-PR), Marta Suplicy (PT-SP), Vanessa Grazziotin (PC do B-AM), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Cyro Miranda (PSDB-GO), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Zezé Perrella (PDT-MG), este suplente de Itamar Franco.

13/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso terá missa em memória de Itamar Franco na quarta

Vanessa Grazziotin relembra marcos da vida pública de Itamar Franco

Rollemberg destaca papel de Itamar Franco na transição democrática

SUPLICY DESTACA DISCURSO DE ITAMAR FRANCO SOBRE CUBA

Sarney divulga nota de pesar pela morte de Itamar Franco

Marinor Brito destaca luta de Itamar Franco pelo debate democrático no Senado