SUPLICY DESTACA DISCURSO DE ITAMAR FRANCO SOBRE CUBA



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou hoje (dia 4) o pronunciamento do ex-presidente e atual embaixador do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos, Itamar Franco, que defendeu a retomada do debate sobre o reingresso de Cuba à OEA, durante reunião desse organismo em Lima, no Peru.

O senador lembrou que, a exemplo do Brasil, os representantes do Canadá e do México também se pronunciaram a favor da integração de Cuba à OEA, conforme matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo de hoje.

EduardoSuplicy destacou declaração de Itamar Franco, na qual o ex-presidente afirma que "a situação de isolamento de Cuba é um assunto de constante preocupação para os brasileiros" e que "o isolamento econômico e político desse país não parece a melhor maneira de contribuir para a criação de condições para a plena reitegração de Cuba ao sistema interamericano".

O senador concordou coma crítica feita por Itamar Franco à polêmica lei americana Helms-Burton - que pune os países que usufruam de bens americanos expropriados pela revolução em Cuba - como "violadora das normas de direito internacional e das regras de livre comércio".

A esse propósito, Suplicy disse que, além da integração de Cuba à OEA, é importante que os representantes das três Américas defendam também o acesso daquele paísà Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

-Nós não podemos estar participando de organizações entre as Nações, seja Mercosul, seja OEA ou a Alca, com a visão das grandes corporações, que muitas vezes estão a olhar simplesmente o objetivo do alargamento das fronteiras para a realização do comércio, do lucro. Faz-se necessário que os governos, sobretudo o brasileiro,pensem na integração dos povos da América sob a perspectiva do desenvolvimentohumano - afirmou.

Na opinião do senador, "a melhor forma de convidar Cuba a democratizar as suas instituições não é isolando o país, mas propiciando sua integração cultural e sócio-econômicaàs demais regiões".

Em aparte, a senadora Benedita da Silva (PT-SP) apoiou o discurso do senador Suplicy e elogiou a posição do ex-presidente Itamar Franco, assinalando que o próprioprocesso de "globalização" pressupõe novos parceiros e uma solidariedade maior entre os povos.



04/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg destaca papel de Itamar Franco na transição democrática

Sarney destaca celebração à vida em missa póstuma em intenção de Itamar Franco

Marinor Brito destaca luta de Itamar Franco pelo debate democrático no Senado

Itamar Franco liderou CPI sobre política nuclear

ACM critica comentário de Lula sobre idade de Itamar Franco

Itamar Franco corrige informações divulgadas sobre seu pedido de suspensão de aposentadoria