Vanessa Grazziotin relembra marcos da vida pública de Itamar Franco



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) prestou homenagem em plenário, nesta terça-feira (5), ao senador Itamar Franco, falecido no último fim de semana em São Paulo. Em seu discurso, Vanessa citou momentos importantes da vida pública do político mineiro, relembrando sua participação, nos anos 80, na campanha das Diretas Já, sua posição nas principais votações da Assembleia Constituinte, bem como suas contribuições ao país durante o período em que foi presidente, de 1992 a 1994.

A senadora lembrou que, na Constituinte, Itamar Franco defendeu o rompimento das relações do Brasil com países que desenvolvessem políticas de discriminação racial; o estabelecimento do mandado de segurança coletivo; a remuneração 50% superior para o trabalho extra; a jornada semanal de 40 horas e o turno ininterrupto de seis horas; o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço; a unicidade sindical; e a soberania popular; entre outros temas.

Referindo-se à atuação de Itamar como presidente da República, Vanessa Grazziotin atribuiu ao político mineiro o feito da estabilização da economia através do controle da inflação.

De acordo com a senadora amazonense, o legado mais importante que Itamar deixou foi o do "restabelecimento da democracia no país e o agir ético na política".

- Relembrar a trajetória desse ilustre brasileiro que nos deixou no último dia 2 é só uma forma de homenagear esse homem simples, mas de posições firmes, que nunca se intimidou por críticas e de incontestável contribuição para a democracia no país - disse.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon relembra Itamar Franco e primeiros momentos do Plano Real

Vanessa Grazziotin defende Lula de acusações de Marcos Valério

Sarney destaca celebração à vida em missa póstuma em intenção de Itamar Franco

Vanessa Grazziotin comemora autonomia da Defensoria Pública da União

Vanessa Grazziotin comemora aprovação da PEC que dá autonomia à Defensoria Pública da União

Vanessa Grazziotin apoia política de saúde pública para autistas