Sarney discute veto dos 'royalties' com governadores



O presidente do Senado, José Sarney, deve se reunir com governadores agora à tarde para discutir o veto parcial presidente da república, Dilma Rousseff, ao projeto de redistribuição de royalties. Dilma vetou o trecho relativo aos contratos já firmados. Por causa dessa decisão, os estados produtores, especialmente Rio de Janeiro e Espírito Santo, não perderão os royalties que já recebem como compensação pela exploração de petróleo.

Os estados não produtores pressionam o Congresso para que derrube o veto – o que poderia ser feito em sessão conjunta da Câmara e do Senado, com votação secreta e votos da maioria absoluta dos parlamentares de cada Casa nesse sentido.

Foi adiada a reunião de líderes que analisaria a questão do veto aos royalties. Boa parte dos senadores acompanha a audiência pública em que as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Fiscalização e Controle (CMA); e de Infraestrutura (CI) recebem esclarecimentos sobre a operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que desmantelou uma quadrilha que atuaria com a venda de pareceres técnicos e tráfico de influência. São ouvidos, neste momento, o advogado-geral da União, Luis Adams, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.



05/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney vai ouvir governadores sobre vetos ao projeto dos royalties

Sarney mantém prazo para análise de veto sobre 'royalties'

Sarney anuncia recurso contra decisão de Fux sobre veto a royalties

Sarney consultará líderes sobre exame do veto ao projeto dos 'royalties'

Sarney reafirma data limite de 5 de outubro para exame do veto à divisão dos 'royalties' do pré-sal

Sarney confirma sessão do Congresso para examinar veto dos royalties nesta terça